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11 dicas de como passar credibilidade para sua audiência e para as marcas

11 dicas de como passar credibilidade para sua audiência e para as marcas
Elaine Villatoro
out. 12 - 7 min de leitura
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Credibilidade é a característica de quem transmite confiança, ela está relacionada a imagem que passamos para as pessoas. Mas será que nós, influenciadores digitais, estamos sabendo como passar credibilidade para a audiência e marcas através das nossas redes sociais

Embora seja algo essencial, construir credibilidade nas redes não é algo que se consegue do dia para a noite. Para te ajudar nessa missão, separamos onze dicas muito boas de quem já passou pelo que você, que está se aventurando agora entre os profissionais do mundo virtual, está vivendo! Confira:

 

1) Seja autêntico

autenticidadeImage by Gerd Altmann from Pixabay 

Não existe fórmula mágica para passar credibilidade, mas a primeira dica, e talvez uma das mais importantes é: seja você!

Autenticidade é um elemento fundamental para construir sua comunidade e conquistar seguidores a longo prazo, que vão apreciar aquilo que é diferente, que é só seu. Seu jeito, suas características.

Quanto mais sua audiência te conhece na essência, mais ela vai se identificando, e confiando no que você diz.

 

2) Gere valor

Para que as pessoas queiram acompanhar o seu trabalho e para que marcas queiram fechar parcerias, é preciso que você ofereça a elas algo de substancial.

Seu conteúdo deve gerar valor para a audiência, além de ajudar a atraí-la e retê-la, isso mostra como você é comprometido com ela.

No relacionamento com marcas também é fundamental que você demonstre que comprometimento com seus objetivos. Uma dica é apresentar um relatório no fim da campanha com os resultados que você gerou para ela.

 

3) Saiba do que você está falando

Para ser um profissional de sucesso é fundamental que você domine a área na qual está trabalhando, e nicho que está atuando. Então, se você ainda se sente inseguro em relação a algo, estude bastante, pesquise, acompanhe profissionais da mesma área, vá a congressos, encontros, seminários.

O objetivo disso tudo é que você se torne uma autoridade no meio dos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Saber do que você está falando é mais um passo decisivo para ganhar credibilidade.

 

4) Seja atencioso

Então você ganha alguns bons seguidores que comentam nas suas publicações, enviam mensagens, convidam você para dar uma olhada no trabalho deles e você não responde. Pode ter certeza que muitas pessoas vão parar de acompanhar o seu trabalho. Eu mesma já deixei de seguir muitos profissionais que gostava bastante, mas que nunca me respondiam.

Seja atencioso, se comunique, mostre que você está ali, que existe uma pessoa por trás de toda aquela geringonça virtual. Essa atenção também é uma maneira bem interessante de conhecer as necessidades do seu público e criar um vínculo maior.

O mesmo vale para marcas, se receber algum e-mail, responda o quanto antes. Muitas marcas reclamam do tempo que alguns creators levam para responder um email.

 

5) Peça e compartilhe feedbacks

Foto: Canva

Peça feedback para o seu público e também para as marcas parceiras.

De vez em quando é importante perguntar à sua audiência se ela está gostando do seu conteúdo, se tem alguma coisa que gostaria que você produzisse mais. Caso receba elogios, compartilhe nas suas redes socias, mostre que aquele retorno foi importante pra você. Esta também é uma maneira legal de mostrar para quem acabou de te conhecer que você entrega muita coisa boa e que vale a pena ela te seguir.

O feedback de parceiros também é essencial para construção de um mídia kit robusto com cases de sucesso e avaliações que só vão fortalecer ainda mais a sua credibilidade, oferecendo segurança para que novas parcerias e seguidores surjam.

 

6) Fale e mostre quem é você

Já falamos pra você ser autêntico, e uma forma bem legal de mostrar transparência é produzindo conteúdo sobre você, sobre o seu dia a dia, sobre as coisas que você gosta, colocando sua opinião sobre assuntos que tenham a ver com o seu nicho.

Claro que não é preciso ficar mostrando tudo que você faz, 24 horas por dia, mas, simplesmente, ofereça à sua audiência um tipo de conteúdo que permita que ela crie uma identificação com você.

 

7) Seja coerente

A falta de coerência pode acabar com sua reputação. Mantenha uma coerência entre o que você fala com o que você faz.

Como um seguidor ou representante de marca, poderá confiar em quem diz uma coisa e faz outra, não é mesmo?!

 

8) Evite polêmicas

Se tornar um influenciador digital de sucesso envolve muita responsabilidade. Como o próprio nome já diz, nós influenciamos pessoas.

Dizer o que fazer a mil pessoas já exige muito cuidado, imagina com 20 mil, meio milhão ou milhões de seguidores? É preciso muita atenção com o que publicamos, ou corremos o risco de “cancelamento nas redes” e de perder contratos com marcas.

Um exemplo recente é o da blogueira fitness Gabriela Pugliesi, que se envolveu em uma polêmica ao publicar vídeos, em seu perfil no Instagram, durante uma festa que deu em casa no período de isolamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Gabriela foi duramente criticada e considerada “cancelada” por grande parte de seu público e perdeu diversos contratos com marcas.

 

9) Se prometeu, cumpra

Outro ponto indispensável para cultivar não apenas sua audiência, mas suas parcerias, é cumprir com o que prometeu entregar.

É muito ruim quando combinamos uma coisa e recebemos outra, não? Pois é. Então cuidado para não se comprometer com coisas demais que depois não conseguirá cumprir.

Cumprir com o prometido demonstra profissionalismo e responsabilidade, que, consequentemente, somam mais um pontinho ao seu índice de credibilidade.

 

10) Evite promover marcas concorrentes

O trabalho de influencers e creators pode envolver bastante publicidade. No começo, o olho brilha quando recebemos nossas primeiras propostas para divulgar marcas. Isso pode ser muito bom, mas também pode ser muito ruim se aceitamos promover produtos concorrentes, por exemplo.

É importante ter algum envolvimento com aquilo que você está divulgando, porque está mostrando para a sua audiência que você gosta e indica aquele produto ou serviço e, se você indicar dois produtos que são concorrentes diretos, o seu público pode ficar bastante confuso e acabar questionando a sua credibilidade. Além disso, é provável que as marcas não fiquem nada felizes.

 

11) Sinalize a publicidade em suas redes

Sua audiência precisa ter clareza se a recomendação de uma marca está sendo feita de forma espontânea ou se trata de uma publicidade, e a falta de sinalização de uma publi, além de trazer problemas jurídicos, também pode impactar na sua reputação com a audiência e marcas.

Para não correr este risco, siga as orientações do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do CONAR.

 

Curtiu as dicas? Conhece mais alguma maneira bem legal de construir credibilidade?

 


 

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