Viva de Conteúdo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Tudo sobre LIVE no Instagram: Dicas de como fazer, como salvar, e muito mais

Tudo sobre LIVE no Instagram: Dicas de como fazer, como salvar, e muito mais
Elaine Villatoro
ago. 23 - 8 min de leitura
010

Se você é produtor de conteúdo digital, o Instagram é sua principal rede de interação com o público e você saber como fazer Live no Instagram, receber dicas de temas para Lives e muito mais, esse artigo é pra você.

Segundo uma pesquisa conduzida pela Livestream em parceria com a New York Magazine em 2017, 80% das pessoas preferem assistir vídeos ao vivo que ler textos em blogs. Para complementar, o Instagram tem só mais de dois bilhões de usuários ativos no mundo! O que você está esperando?

A ferramenta Live foi ativada em 2016 e permite uma comunicação mais rápida e direta com as pessoas, basta ter em mãos um celular e uma boa conexão com a internet.

Para ficar ainda melhor, ela tem bastante destaque na rede. Você já reparou que as Lives aparecem sempre na frente de todos os stories convencionais?

Como se não fosse suficiente, a não ser que você tenha desabilitado a opção, sempre que alguém que você segue começa uma Live, você recebe uma notificação, e as Lives sempre pulam para o topo da sua linha do tempo.

 

O que é LIVE no Instagram

O que é live no Instagram                                Gravação de Live no Instagram

Uma Live, no Instagram, nada mais é do que uma transmissão ao vivo – ou live streaming - realizada através dos Stories.

Ao vivo? É, ao vivo, eu na minha casa, escritório, na rua, na estrada, na praia, no topo de uma montanha (se tiver conexão...) e você na sua, conectados ao mesmo tempo, interagindo em tempo real.

Não é uma gravação, uma foto, uma mensagem, que você nem sabe se a pessoa vai ver ou responder. Ela está ali, ao vivo, permitindo que você interaja, comente, faça perguntas.

Por outro lado, é uma intervenção muito mais imediata e que pode ser mais simples e com menos obstáculos que um vídeo, por exemplo, que é preciso gravar e editar, ou até um texto de blog.

 

Como fazer LIVE no Instagram

Para fazer uma Live no Instagram basta você:

1.  Abrir o aplicativo e arrastar a tela para a direita ou selecionar o ícone da câmera no canto superior esquerdo da tela (o mesmo botão dos stories).

2.  Selecionar a opção “AO VIVO” logo abaixo do botão de captura.

3.  Iniciar sua transmissão ao vivo (que pode ter duração máxima de 60 minutos).

4.  Clicar em “encerrar” no canto superior direito da sua tela para finalizar a Live.

como fazer live instagramTutorial: Como fazer Live no Instagram

Depois de clicar em “encerrar”, o aplicativo vai pedir que você decida o que deseja fazer com aquele material. Atualmente são três opções: compartilhar a Live no IGTV, baixar o vídeo para o seu celular ou excluir o vídeo.

É possível fazer uma Live sozinho, apenas você falando sobre algum assunto ou mostrando alguma coisa, ou convidando alguém para dividir a Live com você.

Nessa segunda alternativa, a Live passa a ser transmitida pelos dois perfis, o seu e o da pessoa que você convidou.

Para convidar alguém, a pessoa precisa entrar na sua Live, como se estivesse assistindo. Ela também pode pedir para participar.

 

Como assistir LIVE do Instagram no PC

Desde o começo deste ano o Instagram habilitou a visualização de Lives em sua versão web, ou seja, você pode assistir a uma Live do Instagram pelo seu computador.

Para isso, basta realizar o login na sua conta via web (instagram.com) e clicar em alguma Live que esteja sendo transmitida no momento.

No computador, os comentários aparecem em uma aba lateral.

É bom ressaltar que não é possível fazer Lives via computador, somente assistí-las.

 

Como fazer download das Lives

Com muitos perfis salvando suas Lives no IGTV, ficou mais fácil de conferir depois o conteúdo de uma transmissão que você queria muito assistir, mas não conseguiu na hora, ou até assistir novamente alguma Live da qual tenha gostado muito.

Existe também a possibilidade de fazer download de uma Live do Instagram que foi salva no IGTV através do aplicativo In Grabber, que está disponível apenas para Android, ou pelo site saveigtv.com que é o que eu mais uso.

Neste site, basta você inserir o link referente ao IGTV desejado, pressionar enter, e quando a imagem da LIVE aparecer, é só você clicar nos três pontinhos ao lado esquerdo da seta vermelha para fazer o download.

live instagram download

 

Dicas para sua Live no Instagram

Para que sua Live tenha um bom resultado, vale a pena fazer um planejamento.

Separamos aqui algumas dicas para você se preparar para uma Live:

  • Divulgue a Live alguns dias antes e coloque nos Stories a caixa de contagem regressiva para que as pessoas possam ativar a notificação
  • Tenha uma boa conexão de internet
  • Escolha um lugar silencioso
  • Observe se a iluminação está boa
  • Monte um cenário, mesmo que simples
  • Certifique-se de que seu celular está carregado
  • Use um tripé (ou improvise um) e evite deixar o celular em superfícies quentes, senão ele pode aquecer e desligar no meio da Live
  • Crie um roteiro, isso é bem importante para que você consiga cobrir os tópicos mais importantes e que tenha uma noção de tempo
  • Caso convide uma pessoa para participar da conversa, alinhe com ela sua disponibilidade de tempo, nem todo mundo está livre para fazer uma Live de 1 hora
  • Compartilhe seu roteiro com o convidado para que ele possa se preparar para responder as perguntas

 

Temas para Live no Instagram

Bem, agora você já sabe como fazer uma Live no Instagram, mas sobre o que falar?

Decidir a temática de uma Live pode não ser tão simples e até causar certa ansiedade, por isso decidimos trazer algumas dicas para ajudar nesse processo.

Confira 5 temas para Live no Instagram:

 

1 - Bastidores

Em geral, as pessoas seguem você porque se interessam pelo conteúdo que você produz, gostam do que você faz. Então porque não mostrar para elas os bastidores de toda essa produção?

Leve o seu público para acompanhar você ao vivo no seu ambiente de trabalho ou no seu dia a dia.

 

2 - Bate-papo

Esse formato é bastante recorrente no Instagram.

Nas entrevistas, conversas ou bate-papos você convida alguém para interagir na Live com você, discutir um assunto em comum.

É interessante porque traz dinamismo para a Live, além de torná-la uma Live compartilhada, ou seja, ela passa a ser divulgada tanto no seu perfil quanto no perfil da pessoa com quem você está conversando. É uma vitrine excelente para atrair novos seguidores.

 

3 - Tutorial

Ensine alguma coisa ou fale do processo para se especializar em um assunto ou área.

Alguns influenciadores digitais fazem Lives ensinando uma receita, outros dão aula de marketing digital, de finanças... Qual conhecimento que você pode compartilhar?

 

4 - Histórias

Quem não gosta de ouvir uma boa história?

Convide o seu público para ouvir uma história, uma experiência sua ou algo que você ouviu e acha interessante compartilhar.

As pessoas gostam de ouvir sobre trajetórias da vida e seus altos e baixos, essa é uma boa oportunidade para se conectar mais com seu público.

 

5 - Informação

Levante um tema de destaque e traga novidades e todo o material que você reuniu sobre ele que possa colaborar para informar e estimular a reflexão do seu público.

 

Eu particularmente sou mais adepta ao modelo de Bate-papo + Informação, então costumo trazer especialistas em alguma área para ajudar a tirar dúvidas dos meus seguidores.

Exemplo: No Instagram @elainevillatoro, recentemente trouxemos uma advogada para falamos sobre Influência Digital & Responsabilidades

 

Independente do formato ou do tema que você escolher, é fundamental não somente que você estimule seu público a interagir, comentar, perguntar, mas também que você leia e responda a ele.

Fique atento às dores dos seus seguidores!

Quem sabe faz ao vivo =)

 


 

Leia também:

Dicas para fazer seu Reels bombar

Redes Sociais: Polêmicas, Linchamento Virtual e Cultura do Cancelamento


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você