Viva de Conteúdo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

As redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo

As redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo
Elaine Villatoro
ago. 3 - 9 min de leitura
000

Nós que trabalhamos como empreendedores digitais sabemos como é importante mantermos uma forte presença nas redes sociais.  Entender quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo, quais suas vantagens, e qual o tipo de comportamento de cada rede é fundamental para montarmos uma estratégia digital mais assertiva para nosso negócio.

Pensando nisso, resolvemos compartilhar aqui dados que vão te ajudar a entender qual o cenário atual das redes sociais.

As redes sociais mais usadas no mundoAs redes sociais mais usadas no mundo - Julho/2020

Imagem: datareportal.com

 

O relatório do DataReportal divulgado neste mês de julho revelou que o Facebook ainda desponta como a rede social mais usada em todo o mundo.

A plataforma desenvolvida por Mark Zuckerberg registra mais de 2,6 bilhões de usuários ativos por mês.

Já o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, que foi comprado pelo Facebook em 2014, aparece em 3º lugar no relatório, registra 2 bilhões de usuários mensais.

Aqui no Brasil, o Facebook ocupa o 2º lugar no ranking, atrás apenas do Youtube, maior plataforma do mundo de compartilhamento de vídeos.

Ainda antes do WhatsApp, o Facebook já havia comprado o Instagram em 2012. A rede, também bastante popular no Brasil, registrou crescimento impressionante nas últimas semanas, com mais de 1,08 bilhões de usuários mensais.

Mundialmente, o Instagram ocupa a 6ª colocação no relatório, enquanto no Brasil, é a 4ª rede social mais usada, atrás apenas de Youtube, Facebook e WhatsApp.

Embora o ranking mundial inclua 16 redes sociais, algumas delas são populares apenas em partes do mundo, como a Weixin/WeChat, da China, que aparece em 5º lugar.

As redes sociais mais usadas no BrasilAs redes sociais mais usadas no Brasil - Janeiro/2020

Imagem: datareportal.com

 

Do ranking que considera apenas as redes sociais mais usadas no Brasil, detalhamos um pouco das 4 principais. Confira:

 

1.Youtube (+2 bilhões de usuários no mundo)

Fundado em 2005 e comprado pela Google em 2006, o Youtube é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo.

Eu duvido que você nunca tenha assistido pelo menos um vídeo no Youtube. O crescimento do formato audiovisual, a demanda do público por experiências visuais e sonoras, impulsionadas pelos avanços das tecnologias, tem muito a ver com isso.

O Youtube é uma das ferramentas preferidas de quem trabalha com conteúdo digital e hoje em dia até grandes empresas têm se rendido às suas maravilhas, como um meio de aproximação com os clientes.

Esse espaço virtual reúne grandes comunidades que compartilham os mesmos interesses e aguardam ansiosamente pelos novos vídeos de seus canais preferidos.

Desde 2018, o Youtube permite que os canais aceitem membros, que é uma espécie de assinatura do canal. O usuário deve pagar uma taxa mensal para ter acesso a conteúdos exclusivos.

 

Conheça algumas vantagens do Youtube

DISTRIBUIÇÃO – Considerando que, no Brasil, 96% dos usuários de internet estão no Youtube, a plataforma é uma excelente ferramenta para distribuir seu conteúdo a um grande número de pessoas.

PRATICIDADE – O processo de upload de vídeos é bem simples e o compartilhamento dos links do Youtube é bastante eficiente, não é à toa que com frequência recebemos vídeos do Youtube pelo WhatsApp, pelo Facebook e até pelo Twitter.

MONETIZAÇÃO – Muita gente hoje vive apenas de fazer vídeos para o Youtube. Essa mídia oferece um sistema de monetização baseado nos números de visualizações dos vídeos e inscritos nos canais, ou seja, se você conseguir um bom público para os seus vídeos, o Youtube vai lhe pagar por isso.

 

2.Facebook (+ de 2,6 bilhões de usuários no mundo)

O título de maior rede social do mundo tem seus motivos. O Facebook atende muitas das necessidades de seus usuários: você pode compartilhar vídeos, fotos, textos, fazer transmissão ao vivo, criar comunidades, grupos de interesse, comentar, curtir... Enfim, é difícil encontrar alguma coisa que você não possa fazer no Facebook.

A plataforma foi lançada em 2004 e em 2012 atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo.

Uma curiosidade é que a empresa teve um brasileiro como cofundador, Eduardo Saverin.

No Brasil, o Facebook tem perdido um pouco de espaço e atualmente figura em 2º lugar no ranking, atrás do gigante dos vídeos, Youtube.

 

Conheça algumas vantagens do Facebook:

ALCANCE – Sendo a maior rede social do mundo, não há dúvidas de que o alcance é uma das grandes vantagens do Facebook, através do qual é possível atingir todo tipo de público, dos mais inusitados cantos do planeta.

É evidente que a competitividade é alta, então é importante saber atuar dentro dele.

Vale ressaltar, que atualmente, o Facebook no Brasil tem sido muito utilizado por pessoas com mais de 45 anos.

PUBLICIDADE – O Facebook oferece um sistema de publicidade em grande escala, com desenvolvimento personalizado de anúncios que podem ser direcionados ao público de interesse, facilitando a divulgação.

RELACIONAMENTO – O Facebook permite um envolvimento mais pessoal, dinâmico e informal com seu público/cliente através da fanpage, o que pode ser central para traduzir a mensagem que você deseja passar com o seu negócio.

 

3.WhatsApp (+ de 2 bilhões de usuários no mundo)

Além de ser o principal meio de troca de mensagens instantâneas da atualidade, o WhatsApp evoluiu bastante desde a sua criação e hoje também permite chamadas de voz, vídeo, videoconferências, compartilhamento de arquivos, criação de grupos de conversa e até transmissão de mensagens em massa.

A empresa foi fundada em 2009 por dois veteranos do Yahoo e comprada pelo Facebook em 2014. Em agosto de 2012 já contabilizava cerca de 10 bilhões de mensagens por dia.

Com seu funcionamento via internet, ele colaborou muito para o esgotamento da troca de mensagens via operadora.

O WhatsApp oferece também a versão Business que disponibiliza recursos exclusivos para aprimorar a comunicação entre empresa e cliente.

 

Conheça algumas vantagens do WhatsApp:

PRATICIDADE – A praticidade é uma grande vantagem do WhatsApp, que oferece um canal direto com seu público/cliente, facilitando o diálogo segmentado.

Como o WhatsApp já faz parte do dia a dia de todos, é uma maneira prática de chamar a atenção das pessoas.

IMEDIATISMO – A divulgação de um número de WhatsApp como contato, permite que o seu público tenha acesso direto e imediato a você, ou ao seu negócio, o que transmite confiança.

ORGANICIDADE – Quantas pessoas lhe enviam imagens, memes e anúncios por dia via WhatsApp?

Sendo um dos principais canais de comunicação da atualidade, ele pode ser muito eficiente na divulgação orgânica, ou seja, mesmo que você não tenha solicitado, as pessoas enviam o conteúdo que receberam para outras pessoas.

Imagina se cada pessoa pra quem você mandar algum conteúdo, compartilhar a informação com pelo menos cinco pessoas?

 

4.Instagram (+de 1,08 bilhões de usuários no mundo)

O Instagram surgiu em 2010, inicialmente como uma rede de compartilhamento de fotos, resgatando a memória de imagens instantâneas estilo polaroid.

O serviço ganhou popularidade rapidamente e em 2012 já contabilizava mais de 100 milhões de usuários ativos, ano em que foi comprado pelo Facebook.

Com o tempo, foi aprimorando suas funcionalidades, incluindo publicação de vídeos, fotos em mais de um formato, vídeos longos, entre outras.

Em 2016, tentando incorporar o sucesso temporário do aplicativo Snapchat, lançou a ferramenta stories, que permite a publicação de fotos e vídeos de 15 segundos que ficam disponíveis nos perfis por 24 horas.

Em 2020, influenciado pela popularidade do aplicativo TikTok, o Instagram lançou a ferramenta Reels, que foi chamada de “Cenas” em seu período de teste aqui no Brasil no ano passado.

Ela permite a criação de vídeos curtos, de 15 segundos, mais elaborados e criativos, editados no próprio aplicativo, com inclusão de trilha sonora, montagem de takes, inclusão de efeitos e velocidade.

O Instagram oferece três formatos de conta: pessoal, comercial ou criador de conteúdo.

 

Conheça algumas vantagens do Instagram:

VISUAL – A interface simples do Instagram, focada em aparelhos móveis, permite uma vitrine de divulgação sua ou do seu negócio, muitas vezes funcionando como uma espécie de portfólio.

CONECTIVIDADE ENTRE REDES – O Instagram é uma rede do Facebook e permite que você trabalhe com as duas contas vinculadas, o que facilita bastante para manter as duas plataformas ativas e ampliar seu alcance.

COMERCIALIZAÇÃO – Muita gente tem dificuldade para montar negócios virtuais, especialmente de venda de produtos à varejo. O Instagram não só colabora com essa divulgação, como facilita a comercialização, permitindo que você crie perfis em formato de loja virtual.

 


 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as redes sociais no Brasil e no mundo, conta pra gente qual é sua favorita, e por quê?

 


 

Leia também:

Empreendedorismo Digital: Tudo o que você precisa saber

Por que você deve parar de usar o Linktree

12 ideias de como um criador de conteúdo pode ganhar dinheiro

Clubhouse: Como entrar na nova rede social


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você