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Como escrever um artigo para blog?

Como escrever um artigo para blog?
Elaine Villatoro
abr. 26 - 7 min de leitura
020

É bem comum ficarmos perdidos na hora de escrever um artigo para blog ou site na Internet pela primeira vez. Eu particularmente penei bastante até encontrar um modelo que conseguisse ser útil para os leitores e ainda ranquear no Google.

Pensando nisso, criei esse guia para iniciantes que te ajudará tanto na criação de artigos para seu blog quanto para publicação de artigos na comunidade Viva de Conteúdo. Vamos lá?!

 

Escrevendo um artigo

Além de escolher um tema, para escrever um artigo é importante que você tenha clareza sobre a mensagem que deseja passar e conheça bem seu público-alvo.

No decorrer do texto, o leitor precisa ter a sensação de que você escreveu o artigo exatamente pra ele.

Vale fazer as seguintes perguntas e adicionar algumas de suas respostas dentro do texto.

  • Quais as maiores dúvidas meu leitor tem?
  • Qual seu maior desejo?
  • Qual seu maior medo?
  • Como posso ajudá-lo?
  • Quais os benefícios ele tem ao seguir minhas dicas? 

 

Título

A escolha de um bom título é fundamental para gerar o interesse para a pessoa ler seu artigo.

Exemplos de títulos:

  • Como fazer parcerias no Instagram?
  • Tudo o que você precisa saber sobre marketing de influência
  • Guia completo para você fazer uma thumbnail de sucesso
  • 10 dicas de SEO para ranquear em 1o lugar no Google

Fazer uma pergunta no título ajuda a instigar a leitura e listas como "10 frases que...." deixam as pessoas curiosas para descobrir cada uma delas.

Tamanho ideal do título de um artigo:

Títulos de 15 a 40 caracteres tendem a performar melhor, já que se adequam bem para visualização no celular.

 

Introdução do artigo

O 1o parágrafo de um artigo é super importante, precisa ser um resumo do que a pessoa encontrará no artigo, de forma que aumente o interesse de ler o conteúdo até o fim.

Ah, não passe de 4 linhas por parágrafo, tá? =)

 

Tamanho ideal do artigo

O tamanho do artigo deve ter no mínimo 500 palavras, mas para aumentar as chances de ranqueá-lo, recomendo 1.000. 

Independente do tamanho, lembre-se que precisamos entregar valor para o usuário. 

 

Revisão

Ah lembre-se de revisar o artigo pra se certificar que que não há erros ;)

 

Ética

Nada de copiar conteúdo dos colegas ein?! Ética na criação de conteúdo é primordial. Seja original!

Se compartilhar algo de alguém, dê os devidos créditos. Não faça com os outros o que você não gostaria que fizesse com você.

Vale lembrar que o conteúdo de cada artigo deve ser exclusivo, senão o Google pode interpretar como conteúdo duplicado de outro site, penalizando ambos os sites por isso.

 

Imagens para artigos

 

Tamanho das imagens

Aqui na comunidade Viva de Conteúdo a imagem de capa de matéria precisa ter 1200 pixels de largura por 400 pixels de altura.

Em sites com outros temas (layout) esse tamanho pode variar. No do Live More, Travel More por exemplo, a imagem de capa precisa ter 1200 largura x 900 altura pixels.

As imagens que vão no meio do post podem ter um tamanho menor, o ideal é que tenham no máximo 800 pixels de largura.

É importante ficar de olho no "peso/qualidade" das imagens. Você sabia que sites com imagens muito pesadas acabam demorando mais pra carregar? E que a velocidade da página influencia em seu ranqueamento no Google?

Pois é, por isso o ideal é que a qualidade da imagem de capa tenha no máximo cerca de 150kb e a de dentro do post no máximo cerca de 100kb.

Alguns sites podem te ajudar a alterar o tamanho das imagens como o Squoosh.App e o Optimizilla. Mas no caso dessa comunidade, a redução de qualidade é feita de maneira automática então você não precisa se preocupar.

 

Banco de Imagem

Recomendo que você utilize fotos autorais, mas caso precise de imagens diferentes para seu post, você pode fazer o download gratuito ou pago em sites de banco de imagem.

Os que eu mais utilizo são gratuitos e são esses aqui:

 

Credite as fotos

Caso queira utilizar uma foto que foi tirada por outra pessoa, não esqueça de pedir autorização e creditá-la.

 

Dicas para ranquear seu artigo no Google

 

Palavras-chave

Para que um artigo tenha um bom ranqueamento no Google, é importante que seja feito um planejamento de palavra-chave para ele.

Separei aqui alguns sites para consulta de palavras-chave:

A palavra-chave selecionada deve estar presente nos lugares a seguir:

  • Título
  • Primeiro parágrafo
  • Algumas vezes durante o texto (Cuidado pra não exagera, tá?)
  • URL
  • Alt-text de pelo menos uma das imagens
  • Meta Tag (Também conhecida como Texto de Compartilhamento)

Consulte palavras-chave relacionadas e questões relacionadas para incluí-las ao longo do artigo, isso ajuda também.

Como pesquisar palavra-chave

Palavras-chave com mais buscas devem ser colocadas de preferência como headers/títulos.

 

Headers /  Títulos e Subtítulos

Tanto nessa comunidade quanto no Wordpress você tem a oportunidade de classificar algumas frases como títulos e subtítulos. Isso facilita a leitura dos artigos e o Google também considera as palavras desses espaços para ranqueamento.

O Head 1 (Também conhecido como "Título 1") é sempre o título do texto.

Neste artigo, a frase "Imagens para artigos" foi colocada como Head 2, já a "Tamanho das Imagens" que é um subtítulo de "Imagens para artigos" foi selecionada como Head 3.

Como escrever um artigo para blog

 

Links

Busque incluir links de artigos já existentes no seu site dentro do texto. Esses artigos devem estar de fato relacionados com o texto e de preferência fazer parte da mesma categoria, exemplo:

Se estou falando de marketing de influência, o ideal é linkar outros artigos sobre marketing de influência. Dessa maneira o Google entende que trata-se de um cluster, ou seja, que os artigos fazem parte do mesmo grupo.

Dica: Insira o link em cima das palavras-chave que são interessantes para o artigo que está sendo linkado. Assim o Google também entende para quais palavras-chave você deseja ranquear.

Além disso, selecione para que o link seja aberto em uma nova aba.

 

Caso tenha interesse em aprender mais sobre como indexar um artigo no Google, recomendo esse webinar que foi oferecido pela Semrush em 2019.

 



Espero que tenhamos conseguido te ajudar a criar seu primeiro artigo com sucesso.

Tem mais alguma dica que não foi mencionada aqui? Compartilhe com a gente =)

 


 

Leia também:

Vale a pena ter blog? 4 razões para não ser criador de conteúdo apenas em redes sociais

12 ideias de como um criador de conteúdo pode ganhar dinheiro

 


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