Monetizar significa transformar algo em dinheiro, e como um dos nossos objetivos aqui na comunidade Viva de Conteúdo é te ajudar a diversificar sua renda como criador de conteúdo, é fundamental que você conheça algumas formas de como monetizar suas mídias sociais.
Separamos aqui uma lista com 12 opções de como monetizar seu conteúdo, conhecimento e autoridade:
1) Publicidade
Publicidade, também conhecida como "publi" é uma ótima opção para aqueles que influenciam digitalmente, seja através do blog, Instagram, Facebook, Tik Tok, ou Youtube, por exemplo.
É possível conquistar parceiros para fazer publicidade tanto através de algumas plataformas para influenciadores digitais quanto através de projetos que você pode criar e apresentar para as marcas.
Confira nosso artigo com dicas de como conseguir parcerias no Instagram e outras mídias
2) Programa de Afiliados
Um afiliado atua como um revendedor de um produto ou serviço, com isso recebe uma comissão por ter recomendado aquele item para o cliente.
O programa de afiliados é bem popular entre blogueiros, mas pode ser utilizado para criadores de conteúdo de redes sociais também.
Geralmente produtores e infoprodutores utilizam uma plataforma de programa de afiliados que oferece um link ou cupom de desconto personalizado para o criador de conteúdo. Através desse link, é feito o controle das vendas.
3) Google Adsense
Sabe quando você entra em um site e do nada aparece um banner daquele tênis que você estava namorando na Internet no dia anterior?
Esse banner é um anúncio de publicidade, e o Google Adsense é uma ferramenta que divulga anúncios que foram criados no Google AdWords.
Quando você tem um site, um blog por exemplo, você pode se inscrever no Google Adsense. Com isso, ele colocará anúncios dentro do seu site e você poderá monetizar a cada clique que seu usuário der no banner.
4) Infoprodutos
Já imaginou poder vender seu conhecimento pela Internet de maneira escalável?
Um infoprodutor, produz conteúdo informativo que pode ser consumido online ou de maneira digital.
Você pode compartilhar seu conhecimento através de um e-book, cursos online, palestras já gravadas, etc.
5) Mentorias e Consultorias
Outra maneira de ganhar dinheiro ao compartilhar seu conhecimento é através de mentorias ou consultorias.
Você pode marcar encontros presenciais ou online, individuais ou em grupo para poder ajudar pessoas a terem sucesso naquele assunto que você domina.
6) Livros
Além de um boa maneira de se ganhar autoridade, escrever um livro também é uma maneira de ganhar dinheiro.
7) Palestras
Está percebendo como conhecimento vale ouro? Além de infoprodutos, mentorias, consultorias e livros, se você é autoridade em algum assunto você também pode monetizar através de palestras.
8) Participação em Eventos
É comum que em eventos de lançamento de produtos ou lojas por exemplo, parte da estratégia de divulgação seja convidar um influenciador digital ou autoridade naquele assunto para marcar presença. E claro, você pode monetizar com isso.
9) Eventos próprios
Outra alternativa é organizar eventos próprios sobre o assunto de expertise para seu público e cobrar a entrada ou monetizar através de patrocinadores.
10) Produtos próprios
As oportunidades de monetização com produtos próprios são diversas.
É possível ganhar dinheiro ao vender produtos físicos como uma camiseta com a frase do seu projeto, um planner customizado, tem até influenciadoras digitais que conseguem ter o nome em produtos de beleza.
Você também pode oferecer serviços, alguns blogueiros de viagem fazem expedições com seguidores, outros vendem roteiros personalizados, por exemplo.
Vale lembrar que o produto/serviço tem sempre que ter a ver com sua audiência tá?!
11) Programa de Parcerias do YouTube
Para quem quer saber como monetizar no YouTube, além de poder fazer parcerias para publicidade você pode se inscrever no programa de parcerias deles.
Existem algumas exigências para poder participar do programa de parcerias do YouTube, entre elas estão:
- Ter mais de 4 mil horas de exibição nos últimos 12 meses
- Ter mais de 1.000 inscritos
- Ter uma conta vinculada no Google Adsense.
- entre outras.
Nesse modelo você ganha pela quantidade de visualizações de seus vídeos e anúncios exibidos neles.
12) Freelancer
Você também pode trabalhar como freelancer prestando serviços para outras pessoas ou empresas. Exemplos:
- Você escreve bons artigos? Então você pode vender seus artigos para outros sites.
- Se você tira boas fotos, pode vendê-las para uma empresa.
- É muito bom em fazer gestão de mídias sociais? Pode oferecer esse serviço para alguém.
Provavelmente existem mais possibilidades para você ganhar dinheiro como criador de conteúdo, mas essas aqui são as de meu conhecimento até o momento.
Sabe de mais alguma? Conta aqui pra gente, assim poderemos atualizar o artigo e deixá-lo o mais completo possível para que cada vez mais a gente consiga viver de conteúdo =)
Super beijo,
Elaine Villatoro
Leia também:
Tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo digital
Programa de afiliados: O que é, como funciona e principais plataformas