Viva de Conteúdo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Influenciador digital: O que é e como se tornar um

Influenciador digital: O que é e como se tornar um
Elaine Villatoro
abr. 12 - 5 min de leitura
000

As mídias sociais tem ganhado cada vez mais espaço em nossas vidas, e com elas algumas pessoas vão nos atraindo a partir de seu conteúdo e influenciando nosso comportamento. De repente uma nova profissão surge, a de influenciador digital, ou digital influencer (em inglês). 

Você sabe o que é um influenciador digital? Sabe quais são os tipos de influenciadores e como se tornar um? Neste artigo vamos esclarecer tudo isso pra você =)

 

O que é um influenciador digital?

Um influenciador digital é uma pessoa que cria conteúdo relevante sobre determinado tema em suas mídias e redes sociais, atrai uma audiência que se identifica com suas opiniões, e através da credibilidade construída, adquire o poder de influenciá-las em suas opiniões e comportamentos.

Entre as mídias sociais que os influenciadores digitais atuam nos dias de hoje estão:

  • Instagram
  • Youtube
  • Tik Tok
  • Facebook
  • Twitter
  • Blog
  • Podcast
  • entre outras

A influência digital é considerada um dos modelos de negócios aplicados no empreendedorismo digital. Não é a toa que eu, Elaine, me considero e me apresento como empreededora digital, já que influência digital é apenas um dos "braços"do meu negócio.

 

Qual o perfil dos influenciadores digitais no Brasil?

Agora que você já sabe o que é um influenciador digital, é importante que entenda como é esse mercado em nosso país.

Abaixo compartilho os dados de uma pesquisa feita Squid (Empresa de Marketing de Influência) realizada em 2019.

 

Idade dos influenciadores:

31% dos influenciadores digitais tem até 24 anos, 53,2% entre 25 e 34 anos, 13,4% entre 35 e 44 anos, 2,1% entre 45 e 54 anos e 0,2% mais de 54 anos.

 

Onde vivem:

A pesquisa mostra que 66,5% dos influenciadores digitais brasileiros vivem na região sudeste, enquanto 12,8% na região sul, 11,8% na região centro-oeste, 2,2% no norte e 6,7% no nordeste do país.

 

Distribuição por faixa de seguidores:

41% dos influenciadores digitais possuem entre 10.000 e 25.000 seguidores, 22% entre 25.000 e 50.000, 16% entre 5.000 e 10.000, 12% entre 50.000 e 100.000, 8% acima de 100.000 e 1% abaixo de 5.000. 

 

Sobre o que os influenciadores digitais falam:

No geral, sem entrar em subnichos, 36,7% falam sobre estilo de vida (o nicho de viagem entra aqui por exemplo), 22% dos influencers falam de moda, , 18,1% sobre arte, 11,6% de comida, 6,6% de esportes e 5% tecnologia.

 

Tipos de Influenciadores digitais

O influenciador digital é classificado entre categorias, entenda em qual delas você se encaixa =)

Os brandlovers em geral possuem entre 1.000 e 5.000 seguidores, mesmo com um baixo alcance eles se destacam pela alta relevância e taxa de engajamento.

Microinfluenciadores possuem entre 5.000 e 100.000 seguidores, possuem um alcance maior do que os brandlovers e mantem alto engajamento e relevância.

Os macroinfluenciadores tem entre 100.000 a 1 milhão de seguidores, com um alcance bem maior a relevância e engajamento começam a cair.

As celebridades e web celebridades com mais de 1 milhão de seguidores conseguem alcançar muita gente, porém trazem pouco engajamento e baixa relevância.

A imagem abaixo mostra bem essa classificação:

Essas classificações são consideradas na hora de montar estratégias de parcerias entre influenciadores digitais e marcas.

Perfis com muitos ou "poucos" seguidores podem ser incluídos na estratégia campanhas, de acordo com os objetivos da marca.

Obs: O modelo de categorias de influenciadores digitais apresentado acima não é universal, portanto você pode encontrar outros modelos na Internet.

 

Como se tornar um influenciador digital?

Reunimos aqui algumas dicas para você se tornar um influenciador digital:

  1. Conteúdo: Entregue valor para seus seguidores a partir de um conteúdo de qualidade. Seu conteúdo é seu cartão de visita para as pessoas te conhecerem e sua qualidade e relevância tem o poder de retê-las em seu canal.
  2. Consistência: Há uma frase popular que diz "Quem não é visto não é lembrado"o mesmo acontece na internet.
  3. Autenticidade: Seja você mesmo, seja coerente em relação ao que diz e ao que faz, é isso que gera credibilidade para os seguidores.
  4. Audiência: Sem audiência, quem você estaria influenciando? Construa sua audiência já seguindo as dicas anteriores. 
  5. Engajamento: Interaja com seus seguidores, responda comentários e mensagens.

Os 5 itens citados acima precisam caminhar em conjunto para garantir seu sucesso na Internet.

Recomendamos também a leitura do artigo "Quais as vantagens do marketing de influência para marcas?"

 

Caso esteja em busca de um curso de entrada sobre essa profissão, recomendamos o curso Profissão Influenciador da Squid, que é oferecido de forma gratuita para quem for cadastrado na plataforma deles.

 

Você pretende se tornar um influenciador digital? Ou já trabalha com isso? Conta pra gente =)

 


 

Leia também:

Qual a diferença entre criador de conteúdo e influenciador digital?

O que as marcas buscam nos influenciadores


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você