As mídias sociais tem ganhado cada vez mais espaço em nossas vidas, e com elas algumas pessoas vão nos atraindo a partir de seu conteúdo e influenciando nosso comportamento. De repente uma nova profissão surge, a de influenciador digital, ou digital influencer (em inglês).
Você sabe o que é um influenciador digital? Sabe quais são os tipos de influenciadores e como se tornar um? Neste artigo vamos esclarecer tudo isso pra você =)
O que é um influenciador digital?
Um influenciador digital é uma pessoa que cria conteúdo relevante sobre determinado tema em suas mídias e redes sociais, atrai uma audiência que se identifica com suas opiniões, e através da credibilidade construída, adquire o poder de influenciá-las em suas opiniões e comportamentos.
Entre as mídias sociais que os influenciadores digitais atuam nos dias de hoje estão:
- Youtube
- Tik Tok
- Blog
- Podcast
- entre outras
A influência digital é considerada um dos modelos de negócios aplicados no empreendedorismo digital. Não é a toa que eu, Elaine, me considero e me apresento como empreededora digital, já que influência digital é apenas um dos "braços"do meu negócio.
Qual o perfil dos influenciadores digitais no Brasil?
Agora que você já sabe o que é um influenciador digital, é importante que entenda como é esse mercado em nosso país.
Abaixo compartilho os dados de uma pesquisa feita Squid (Empresa de Marketing de Influência) realizada em 2019.
Idade dos influenciadores:
31% dos influenciadores digitais tem até 24 anos, 53,2% entre 25 e 34 anos, 13,4% entre 35 e 44 anos, 2,1% entre 45 e 54 anos e 0,2% mais de 54 anos.
Onde vivem:
A pesquisa mostra que 66,5% dos influenciadores digitais brasileiros vivem na região sudeste, enquanto 12,8% na região sul, 11,8% na região centro-oeste, 2,2% no norte e 6,7% no nordeste do país.
Distribuição por faixa de seguidores:
41% dos influenciadores digitais possuem entre 10.000 e 25.000 seguidores, 22% entre 25.000 e 50.000, 16% entre 5.000 e 10.000, 12% entre 50.000 e 100.000, 8% acima de 100.000 e 1% abaixo de 5.000.
Sobre o que os influenciadores digitais falam:
No geral, sem entrar em subnichos, 36,7% falam sobre estilo de vida (o nicho de viagem entra aqui por exemplo), 22% dos influencers falam de moda, , 18,1% sobre arte, 11,6% de comida, 6,6% de esportes e 5% tecnologia.
Tipos de Influenciadores digitais
O influenciador digital é classificado entre categorias, entenda em qual delas você se encaixa =)
Os brandlovers em geral possuem entre 1.000 e 5.000 seguidores, mesmo com um baixo alcance eles se destacam pela alta relevância e taxa de engajamento.
Microinfluenciadores possuem entre 5.000 e 100.000 seguidores, possuem um alcance maior do que os brandlovers e mantem alto engajamento e relevância.
Os macroinfluenciadores tem entre 100.000 a 1 milhão de seguidores, com um alcance bem maior a relevância e engajamento começam a cair.
As celebridades e web celebridades com mais de 1 milhão de seguidores conseguem alcançar muita gente, porém trazem pouco engajamento e baixa relevância.
A imagem abaixo mostra bem essa classificação:
Essas classificações são consideradas na hora de montar estratégias de parcerias entre influenciadores digitais e marcas.
Perfis com muitos ou "poucos" seguidores podem ser incluídos na estratégia campanhas, de acordo com os objetivos da marca.
Obs: O modelo de categorias de influenciadores digitais apresentado acima não é universal, portanto você pode encontrar outros modelos na Internet.
Como se tornar um influenciador digital?
Reunimos aqui algumas dicas para você se tornar um influenciador digital:
- Conteúdo: Entregue valor para seus seguidores a partir de um conteúdo de qualidade. Seu conteúdo é seu cartão de visita para as pessoas te conhecerem e sua qualidade e relevância tem o poder de retê-las em seu canal.
- Consistência: Há uma frase popular que diz "Quem não é visto não é lembrado"o mesmo acontece na internet.
- Autenticidade: Seja você mesmo, seja coerente em relação ao que diz e ao que faz, é isso que gera credibilidade para os seguidores.
- Audiência: Sem audiência, quem você estaria influenciando? Construa sua audiência já seguindo as dicas anteriores.
- Engajamento: Interaja com seus seguidores, responda comentários e mensagens.
Os 5 itens citados acima precisam caminhar em conjunto para garantir seu sucesso na Internet.
Recomendamos também a leitura do artigo "Quais as vantagens do marketing de influência para marcas?"
Caso esteja em busca de um curso de entrada sobre essa profissão, recomendamos o curso Profissão Influenciador da Squid, que é oferecido de forma gratuita para quem for cadastrado na plataforma deles.
Você pretende se tornar um influenciador digital? Ou já trabalha com isso? Conta pra gente =)
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Qual a diferença entre criador de conteúdo e influenciador digital?