Hoje em dia, a Internet é uma ferramenta de ouro para oferecer conteúdo e para qualquer tipo de divulgação. Com isso, os influenciadores digitais têm ganhado cada vez mais espaço e relevância.
Muitos já duvidaram do poder de influência dessas pessoas, mas há estudos que comprovam sua eficácia, como o do Instituto QualiBest, que mostra que 76% das pessoas já compraram algo com indicação de influenciador.
Além disso, há projeção de que o investimento no marketing de influência pode chegar a US$10 bilhões em 2020.
O marketing de influência é definitivamente uma estratégia em ascensão, e para influenciadores digitais terem sucesso, é fundamental que saibam o que é e quais são seus benefícios para as marcas. Por isso, preparamos esse artigo pra você =)
O que é marketing de influência?
Marketing de influência é uma estratégia do marketing digital que leva a mensagem de marcas para um determinado público (potencial consumidor) através de influenciadores digitais.
As vantagens do marketing de influência
O marketing de influência tem trazido muitos resultados para as marcas, e aqui estão alguns dos motivos.
- Público segmentado
Quanto mais segmentada uma estratégia de marketing, mais resultados ela pode conseguir, e segmentar o público para uma campanha tem sido cada vez mais difícil com tanta informação rolando por todos os lados.
Ao trabalhar com influenciadores digitais, as marcas conseguem atingir um público-alvo mais específico, e o mais importante: com relevância.
- Pessoas se conectam com pessoas
O que torna o marketing de influência ainda mais poderoso é que pessoas se conectam mais com pessoas do que com empresas.
Você já percebeu que se alguém te recomendar um produto você acaba considerando comprá-lo com muito mais facilidade do que quando você assiste um comercial na tv?
Então, o influenciador digital não é simplesmente um veículo de comunicação.
Junto com sua mensagem, o influencer traz sua opinião, sua credibilidade e sua história como um indivíduo, gerando mais valor e confiança para seu público. Por isso consegue trazer mais conversão do que a mídia tradicional.
- Jornada do consumidor
Um diferencial do marketing de influência é que ele consegue atingir as 3 etapas da jornada do consumidor, que também é conhecida como funil de vendas ou funil do marketing digital.
É importante ressaltar que em cada uma dessas fases, um perfil diferente de influenciador pode ser necessário para tornar a estratégia ainda mais eficiente.
Clique no link a seguir para saber mais sobre os tipos de influenciadores digitais.
- Criação de conteúdo
Além de tudo isso, grande parte dos influenciadores digitais também atuam como criadores de conteúdo, fazendo um trabalho muito mais customizado para sua audiência.
E sabe de uma coisa? Além de criar conteúdo para sua própria audiência ele também pode criar conteúdo para as redes sociais da marca contratante.
- Custos
Com a variedade de influenciadores digitais e redes sociais disponíveis, o marketing de influência pode ser utilizado como estratégia tanto para grandes empresas quanto para pequenos negócios.
E por ser criativo e estar acostumado a produzir com poucos recursos, o criador de conteúdo pode até oferecer vantagens financeiras quando comparado com agências de publicidade.
Conhece mais alguma vantagem além das mencionadas acima? Conte pra gente =)
Leia também:
Influenciador digital: O que é e como se tornar um
Como conseguir parcerias no Instagram
O que as marcas buscam nos influenciadores digitais
O que é publicidade e como sinalizar no Instagram e outras redes sociais
Recomendações adicionais:
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