O primeiro passo para quem cria uma conta no Instagram é incluir uma biografia que defina a proposta do perfil. A princípio pode parecer algo fácil, mas com o limite de caracteres é preciso ser bem objetivo e estratégico para criar uma bio para Instagram que faça a diferença. Neste artigo você vai descobrir o que significa bio no Instagram, o que colocar na sua bio, exemplos de bio para diversos nichos e diversas dicas. Confira!
O que é a “bio” do Instagram?
Bio é uma abreviação para biografia. Ela fica na parte superior do seu perfil no Instagram junto da sua foto e de algumas outras informações como o seu nome de usuário, o número de pessoas que você segue e seguem você, e quantas publicações já fez. É o espaço que você tem para se apresentar, dizer bem resumidamente quem você é e o que faz. Isso em 160 caracteres, no máximo. Como anda seu poder de síntese?
Esse espaço de apresentação do perfil ainda permite que você inclua um link, que pode ser o seu site, blog, ou até uma árvore de links, muito usada na plataforma, já que esse é o único local onde dá pra inserir um link clicável, se você tem menos de 10 mil seguidores. A grande questão é, se o Instagram é a sua ferramenta de trabalho, a sua apresentação, o seu perfil, é como o seu cartão de visita. Então o que colocar ali?
O que colocar na bio do Instagram?
A página do seu perfil no Instagram funciona como uma espécie de vitrine, por isso aproveitar o espaço da bio é fundamental para já mostrar de cara aos seus seguidores ou parceiros do que se trata o seu trabalho e quem é você, evitando falsas expectativas.
Um bom caminho para começar a pensar no que colocar na sua bio é fazer uma lista de palavras-chave que ajudem a definir quem é você, qual a proposta do seu trabalho, sua linha de pensamento e sua bagagem. Por exemplo, se você tem um perfil de viagem que fala unicamente sobre atrações e cidades dentro do Estado de São Paulo, isso precisa estar na sua bio. Esse tipo de informação filtra e qualifica a sua audiência e ajuda a construir o seu público, a sua comunidade. Muitas vezes, informações-chave como essa servem também como isca, despertando um interesse instantâneo em pessoas que buscavam exatamente dicas de viagem dentro do Estado de São Paulo, aproveitando o exemplo acima.
Algumas perguntas podem te ajudar a pensar o que você deve incluir na sua bio do Instagram. Você pode adaptá-las de acordo com a sua proposta. Desenvolva uma única resposta para essas três perguntas em 160 caracteres:
Quem é você (qual o seu nome, sua idade, de onde vem, o que faz)?
Qual o objetivo do seu Instagram?
Onde e como saber mais sobre o seu trabalho (site, blog, e-mail)?
Ideias de bio para Instagram
Ok. Vamos ser mais específicos para tentar ajudar você. Existem alguns nichos para criadores de conteúdo digital e influencers que são bem fortes e concorridos no Instagram, como moda e beleza, viagem, fitness, marketing digital. Qual seria uma bio ideal para cada um deles?
Moda e Beleza
Se você atua no mercado de moda e beleza, maquiagem e afins, a sua bio para Instagram precisa estar focada no conteúdo e na linha que você segue dentro desse universo. Falar brevemente sobre o seu estilo e o que você gosta pode ser interessante para ajudar a definir o seu público. Um Instagram de moda e beleza certamente vai lidar com muitos produtos, então é um perfil potencial para parcerias, que pode oferecer um volume grande de cupons, descontos e realizar sorteios.
Para manter tudo organizado, se você não tem um site ou um blog, pode ser interessante montar uma uma árvore de links para incluir na bio - existem sites especializados nesse tipo de serviço de forma gratuita, como o próprio linktr.ee - e facilitar o acesso do seu seguidor a todas essas vantagens.
Caso você tenha um site ou blog, uma dica boa também é gerar uma página de links dentro dele mesmo. Assim você mantém o fluxo de acessos para o seu endereço digital.
Fitness
Um Instagram direcionado ao mercado fitness pode seguir a mesma linha de um Insta de moda e beleza, ressaltando que, por envolver bastante alimentação e atividade física, vale destacar o viés seguido por você. Por exemplo, se você é adepto do veganismo, que, para além da alimentação, evita o uso de qualquer produto de origem animal, isso é uma informação que precisa estar na sua bio.
Viagem
O foco em um Instagram de viagem requer atenção redobrada na bio para deixar claro que tipo de viagem você curte fazer (luxo, mochilão…) e, como comentamos antes, se o seu perfil se restringe a alguma região, país ou localidade específica.
É comum que perfis do mercado de viagem incluam em suas biografias o número de países já visitados e quais, muitas vezes usando os emojis de bandeiras.
Marketing Digital
É um mercado que tem se destacado bastante entre creators e influencers, resultado do crescimento exponencial das atividades virtuais. Se você tem um Instagram dedicado a compartilhar conhecimento e dar dicas sobre a área, é importante deixar isso claro na bio e, certamente, falar brevemente sobre a sua experiência, que já dá certa credibilidade para quem está conhecendo seu perfil.
Você deve ter percebido que, em geral, as dicas servem para mais de um nicho de mercado.
Use fontes diferentes em sua bio!
A cada dia cresce o número de perfis que aparecem usando fontes diferentes para Instagram. Para isso é preciso utilizar ferramentas externas, como a LingoJam, que é super simples de usar. Basta digitar o texto na caixa da esquerda, escolher a fonte na caixa da direita, copiar o texto e colar no seu perfil.
Usar fontes diferentes do tradicional pode ser uma forma de prender a atenção das pessoas. Só cuidado para não exagerar e deixar sua bio confusa!
Então, já está com a bio perfeita na cabeça?
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