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Por que você deve parar de usar o Linktree agora (ou outra ferramenta de agrupamento de links)

Por que você deve parar de usar o Linktree agora (ou outra ferramenta de agrupamento de links)
Maiza dos-Santos (MAWAY)
mai. 13 - 7 min de leitura
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Você já se perguntou por que você usa ferramentas como Linktree? Eu imagino que sua resposta seja:

"Porque o Instagram só deixa colocarmos um único link na bio!".

E você está certo. O Instagram só nos dá uma única oportunidade de colocarmos um link em nossa bio. Mas então me responde por que estamos desperdiçando esta preciosa chance direcionando para um site que não é nosso? 

Te convido a ler este artigo até o final para entender por que não devemos usar o Linktree. Vou também te mostrar uma alternativa que irá aumentar a sua autoridade e fortalecer o branding da sua marca.

 

O que é o Linktree?

Linktree é uma ferramenta online que permite agrupar em uma única página um ou mais links. Esta ferramenta é ideal para ser usada no único link que o Instagram nos permite colocar em nossa bio. 

 

Quem usa o Linktree?

Eu já usei!

... e eu não uso mais!

E vou te explicar porque você também deve parar de usar.

Quem usa ferramentas como o Linktree quer colocar mais opções de link para direcionar sua audiência do Instagram para mais possibilidades de links, como por exemplo um novo artigo do blog, um produto de afiliado, um novo vídeo do YouTube, um ebook, etc.

Existem outras ferramentas com o mesmo propósito, o Campsite é um exemplo.

Neste artigo irei mencionar o Linktree apenas por ser a ferramenta mais famosa para este fim. De qualquer forma, leia "Linktree" como qualquer ferramenta com este mesmo objetivo.

Abaixo está um exemplo do uso do Linkintree no meu Instagram @mawaybr (quando eu ainda usava a ferramenta).

agrupamento de links

 

 

Por que usamos o Linktree?

Porque é prático! De forma rápida, fácil e sem custo eu abro uma conta e em minutos eu coloco vários links para redirecionar minha audiência. 

Mas você já parou para pensar que toda essa "facilidade" tem sim um custo? E que na verdade você está perdendo (e muito) ao colocar um Linktree em seu Instagram?

Veja o infográfico abaixo, ele mostra o que acontece quando você posta uma foto no seu feed do Instagram na qual você deseja direcionar sua audiência até o seu mais novo artigo do blog. Observe o que acontece: 

Por que não usar o Linktree

 

 

Por que não usar o Linktree?

 

É um passo a mais

Olhando a figura acima, percebemos claramente que nosso objetivo com os links colocados na árvore de links é levar nossa audiência para nosso blog ou algum produto específico de nosso interesse direto. Mas então por que estamos levando ela para ainda mais longe desse objetivo?

Quando direcionamos para uma ferramenta de árvore de links, estamos adicionando um passo a mais para que a pessoa chegue em nosso site. E isso pode só complicar as coisas, afinal, nós não controlamos este serviço.

 

Não é sua marca

Você está perdendo a oportunidade de fortalecer o seu branding.

Ao usar seu único link no Instagram com o Linktree você está reforçando o branding de outra marca e deixando de fortalecer a sua marca!

Este único link pode ser sua chance de mostrar que você (1) tem um site, (2) o nome deste site, (3) perdendo a chance de aumentar a sua autoridade.

 

Você pode estar confundindo sua audiência

Muitas pessoas não entendem o que é Linktree e podem assumir que este é seu site. São pessoas que podem não ser familiarizadas com URLs e domínios.

Na próxima vez que elas forem buscar no Google o seu site, elas podem lembrar do site que clicaram anteriormente, o Linktree, e nunca te encontrarem. 

 

Você está tirando tráfego do seu próprio blog

Sabemos que número de acesso ao nosso blog é importante, certo? Então por que você está direcionando as pessoas para outro site que não o seu?

Não perca estes acesso e direcione sua audiência para o seu site e não um site terceiro, como o Linktree.

 

Qual é a alternativa ao Linktree?

O Linktree nada mais é do que uma landing page ou uma páginas de conversão. Se você tem um blog, você pode ter uma!

Uma página de conversão para adicionar links, assim como a do Linktree, é muito fácil de ser feita.

Vamos atrair todo o tráfego do seu Instagram direto para o seu site/blog sem passar por terceiros?

Na figura abaixo veja como é minha página de links hoje. Perceba que em todo os lugares a minha marca, MAWAY, está presente. 

arvore de links

 

Como criar uma árvore de links no meu blog

Você pode criar uma página dentro do seu blog apenas com os links e fazer sua própria árvore de links!

No meu blog, onde compartilho minha lua de mel de volta ao mundo e empreendedorismo digital,  eu uso o Wordpress, e lá posso fazer isso de maneira rápida e simples.

 

5 passos para criar uma página de árvore de links no seu blog

  1. Crie uma nova página;
  2. Nomeie esta página como quiser, mas algo fácil e curto como "links" ou "saiba mais". Veja aqui como eu fiz;
  3. Deixe esta nova página limpa, exclua footer, header, menu (ou qualquer outro elemento que possa distrair o usuário);
  4. Adicione botões;
  5. Coloque os links para os quais deseja redirecionar sua audiência;

Pronto! Você acabou de criar uma árvore de links todinha sua!

Você poderá alterar a cor dos botões, os links e o texto do link quando quiser - exatamente como você fazia com o Linktree.

Eu gosto de deixar o botão vermelho, por exemplo, quando direciono para um novo vídeo do YouTube (olha o branding aí mais uma vez).

 

Dica valiosa

Lembre de deixar esta página simples e limpa, apenas com os botões.

É importante manter o foco do seu leitor aqui.

 

Conclusão

Você investiu apenas alguns minutos para criar uma nova página dentro do seu blog e isso irá gerar maior impacto de sua marca e também trará mais tráfego para seu site. Parabéns, criador!

 

Deixa aqui nos comentários se você usa ou já usou o Linktree ou outra ferramenta de árvore de links. 

Ah, me conta também se você irá parar de usar depois de ler este artigo :)

 

Bons ventos!

 


Leia também:

Como proteger sua conta do Instagram contra hackers

Como escrever um artigo para blog

Como crescer como criador de conteúdo


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