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Autenticação de dois fatores do Instagram: Por que você deve ativá-la agora!

Autenticação de dois fatores do Instagram: Por que você deve ativá-la agora!

Você sabe qual a importância da autenticação de dois fatores do Instagram e como funciona?

Com a vida digital cada vez mais ativa, cresce também a nossa vulnerabilidade e o volume de crimes virtuais realizados por hackers, pessoas com muitas habilidades em tecnologia da informação e informática, e que, algumas vezes, usam esse conhecimento para derrubar perfis de figuras públicas, invadir espaços virtuais e causar bastante tumulto e dor de cabeça.

O Instagram é hoje uma das principais redes sociais do Brasil e do mundo, tanto para fins pessoais quanto profissionais e para nós criadores de conteúdo, o cuidado com a segurança das nossas contas deve ser redobrado já que isso pode interferir e muito no nosso trabalho.

Nenhum de nós quer perder uma conta business que demorou anos para construir com uma audiência qualificada não é mesmo?

Por isso, separamos neste artigo algumas dicas para que você esteja protegido.

 

Como uma conta do Instagram é hackeada

Você pode pensar que o alvo preferido dos hackers são os grandes perfis, com meio milhão de seguidores ou mais, mas não necessariamente.

Um exemplo mais recente aconteceu entre junho e julho de 2020, com a onda de movimentos antirracismo nas ruas e na rede, quando alguns influenciadores negros denunciaram ataques de hackers em seus perfis na plataforma Instagram.

Após postar vídeos abordando problemas raciais, a professora de história e criadora de conteúdo digital Caroline Sodré alcançava os 11 mil seguidores quando teve seu perfil invadido.

Segundo o relato, feito ao jornal O Globo, ela teria solicitado o selo de verificação da plataforma, aquele selo azul que garante a autenticidade do perfil, e alguns dias depois teria recebido uma mensagem de um perfil falso de suporte do Instagram informando a aprovação da conta de Caroline, e a necessidade do preenchimento de um formulário. Ela então foi direcionada para uma página que parecia ser do Facebook, e logo depois de preencher seus dados a conta foi derrubada.

Uma outra maneira bem comum de influenciadores digitais terem contas do Instagram hackeadas é através do recebimento de um e-mail falso, simulando ter sido enviado pelo próprio Instagram.

Eu particularmente conheço algumas pessoas que já caíram nessa, alguns conseguiram recuperar suas contas mas outros não.

 

Como proteger sua conta do Instagram contra hackers

Além de manter seu aplicativo sempre atualizado – o que também atualiza as novidades em termos de segurança – e tomar cuidado para criar senhas fortes, e mais difíceis de serem descobertas (jamais coloque sua data de aniversário como senha!), é fundamental realizar a autenticação de dois fatores (ou duas etapas), um recurso de segurança fornecido pelo próprio Instagram.

 

O que é autenticação de dois fatores do Instagram e como funciona?

A autenticação de dois fatores do Instagram, também chamada de two-factor authentication, é uma medida de proteção que permite que você confirme tentativas de acesso em dispositivos não reconhecidos através de uma chave de segurança (pin).

Esse tipo de ferramenta já é bastante usada não apenas para redes sociais, mas para contas de e-mail e, inclusive, para lojas virtuais.

Ao longo dos anos, listas e listas supostamente confidenciais com dados de usuários de redes como LinkedIn, Dropbox e Yahoo foram compartilhadas na internet, só para citar algumas.

Com a autenticação de dois fatores, mesmo que o hacker saiba a sua senha, isso ainda não será suficiente para que ele consiga acessar a sua conta.

 

Passo a passo para ativar a autenticação de duas etapas no Instagram

Para ativar a autenticação de dois fatores do Instagram você precisa acessar as configurações da sua conta e abrir o menu de segurança. Lá você vai encontrar a opção autenticação de dois fatores / two-factor authentication.

Passo a passo para ativar a autenticação de dois fatores do InstagramAo configurar esse recurso, o Instagram vai pedir que você escolha o método de envio do código, que pode ser via mensagem (SMS) ou por um aplicativo de autenticação de terceiros.

a importância do two-factor authentication no InstagramUma observação importante é que, caso você esteja em alguma situação em que não possa receber o código, o Instagram lhe fornece uma série de códigos reserva e sugere que você faça um print da tela para essas ocasiões.

 

Autenticação via SMS

Escolhendo a autenticação por mensagem, sempre que alguém (ou você) tentar acessar a sua conta de um dispositivo diferente, você vai receber um código de seis dígitos por SMS. Para isso, é preciso ter um número de celular confirmado no Instagram.

  •  Acesse sua conta do Instagram e abra o menu (três barrinhas)

  • Clique em “configurações”

  • Selecione a opção “segurança”

  • Toque em “autenticação de dois fatores” e siga as instruções

  • Selecione a opção “SMS”

  • Se não tiver um número confirmado no Instagram, informe um celular

  • Assim que pressionar “avançar”, o Instagram vai lhe enviar um código por SMS

  • Digite o código no Instagram para finalizar o registro da ferramenta

 

Autenticação via aplicativo

Via aplicativo, sempre que alguém (ou você) tentar acessar a sua conta de um novo dispositivo, o aplicativo vai exibir um código. O passo a passo é praticamente o mesmo:

  • Acesse sua conta do Instagram e abra o menu (três barrinhas)

  • Clique em “configurações”

  • Selecione a opção “segurança”

  • Toque em “autenticação de dois fatores” e siga as instruções

  • Selecione a opção “aplicativo de autenticação”

  • O Instagram vai solicitar que você instale um aplicativo, provavelmente o Duo Mobile ou o Google Authenticator

  • Copie o código que aparecerá no aplicativo e volte ao Instagram para finalizar a ativação da autenticação de dois fatores

Eu particularmente prefiro essa opção, assim caso esteja no exterior e não consiga receber uma mensagem por falta de cobertura, posso conseguir o código ao acessar o app de autenticação com uma rede de wi-fi.

 

Como descobrir se o e-mail que você recebeu do Instagram é legítimo

Uma das alternativas para descobrir se o e-mail do Instagram é verdadeiro ou falso é ao olhar o endereço do destinatário.

Além disso, existe um recurso para que você consiga descobrir quais e-mails o Instagram te enviou nos últimos 14 dias.

Esse recurso também está na opção "Segurança" em "Configurações":

Como proteger sua conta do Instagram contra hackers

O que fazer caso sua conta do Instagram seja hackeada

Em qualquer suspeita de conta hackeada, o próprio Instagram faz algumas orientações sobre como proceder.

O primeiro passo é checar se há alguma mensagem do Instagram na sua conta de e-mail. Caso você tenha recebido uma mensagem informando que seu endereço de e-mail foi alterado, a ação pode ser desfeita selecionando a opção “reverter essa alteração”, disponível na própria mensagem.

Se outras informações tiverem sido alteradas, como a senha, e não for possível reverter o endereço de e-mail, é importante que você denuncie a conta.

Outro caminho é confirmar que a conta é sua solicitando ao Instagram que envie um link de login ao seu endereço de e-mail ou número de telefone. Para fazer isso basta clicar em “esqueceu a senha” (IOS) ou “obter ajuda para entrar” (android). Em seguida escolha o endereço de e-mail ou o número de telefone para o qual o link deve ser enviado, toque em avançar e siga as instruções.

O Instagram ainda fornece algumas orientações sobre como denunciar a conta caso não consiga mesmo recuperá-la, formas de verificar sua identidade e também como proceder caso você ainda tenha acesso a sua conta, mas mesmo assim achar que seu perfil está sendo alterado e mexido por outras pessoas.

Para informações mais detalhadas, acesse a central de ajuda do Instagram.

 

Curtiu as dicas? Já teve sua conta hackeada ou conhece alguém? Conta pra gente.

 


 

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Elaine Villatoro
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Apaixonada pelas experiências de vida que as viagens proporcionam, Elaine Villatoro é fundadora do blog Live More, Travel More que nasceu em 2014 e desde 2019 é uma empresa de negócios digitais.

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