[ editar artigo]

Qual a diferença entre criador de conteúdo e influenciador digital?

Qual a diferença entre criador de conteúdo e influenciador digital?

Tem gente que se diz influenciador digital, tem gente que se intitula como criador de conteúdo, fica até fácil se perder nessa história toda. Quem aí já se perguntou "Mas afinal, o que é que eu sou?" 🙋🏻‍♀️🙋🏾‍♂️🙋🏼

Bom, o termo criador de conteúdo é bem claro e já dá uma boa dica do que se trata: o criador de conteúdo é, pura e simplesmente, alguém que cria ou desenvolve algum tipo de conteúdo para ser consumido pelo público através de uma mídia.

Essa é a definição literal, mas com o crescimento da atividade on-line, o criador de conteúdo ganhou um espaço mais refinado em âmbito virtual e acabou se misturando com outro termo bastante usado na atualidade: influenciador digital.

Se você já trabalha nesse meio, é importante saber que a profissão de criador de conteúdo está entre as tendências de 2020 como potência geradora de milhares de empregos, segundo o relatório “Empregos do Amanhã” (Jobs of Tomorrow), divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, em janeiro deste ano.

 

O que é um criador de conteúdo?

Criador de conteúdo é aquela pessoa que gera/produz e compartilha conteúdo informativo através de qualquer tipo de mídia, embora o termo venha sendo utilizado especialmente para o ambiente virtual.

Indo um pouco mais a fundo, como profissão, o criador de conteúdo digital é alguém que estuda o material que deseja compartilhar, sempre com atenção ao público que quer atingir, a melhor mídia para repercutir determinado assunto, entre outras estratégias em geral fundamentadas no marketing digital.

 

O que um criador de conteúdo faz?

Um criador de conteúdo profissional deve pensar no melhor formato do conteúdo, na foto ideal, no cuidado com a edição, na abordagem do texto, nos melhores dias e horários para divulgação, etc. Sempre com o objetivo de gerar um conteúdo de valor para determinado público e nutrir uma relação de confiança com ele.

Todo esse processo estimula a geração de leads, termo do marketing que significa o despertar do interesse do público/cliente para o produto ou serviço que aquele creator (criador de conteúdo em inglês, expressão também usada no Brasil) está oferecendo.  

 

Qual a diferença entre criador de conteúdo e influenciador digital?

o que é criador de conteúdo digital

Embora uma mesma pessoa possa cumprir os dois papéis e muitas vezes a linha que os diferencia seja bem tênue, existe uma diferença básica entre um criador de conteúdo (creator) e um influenciador digital (digital influencer).

Uma analogia que funciona para tentar entender essa diferença é pensar no conteúdo como um filme ou uma peça de teatro.

Neste caso, o criador de conteúdo seria o produtor, diretor ou até o roteirista, alguém que trabalha nos bastidores. Ele não representa o papel, mas pensa no cenário, no melhor ângulo para determinada cena, na entonação que deve ser dada a uma fala.

O influenciador digital, por sua vez, seria o ator, que vai representar o papel e sensibilizar o público com seus gestos, atitudes e discursos.

Assim como no cinema ou no teatro, onde, ocasionalmente, o diretor/produtor/roteirista é também ator e vice versa, o criador de conteúdo muitas vezes é também influenciador digital e o influenciador muitas vezes é também creator.

A diferença mais marcante é que, necessariamente, o influenciador digital é uma figura pública, ou seja, ele tem que aparecer, mostrar a cara, mesmo que seja um personagem (lembre-se que hoje já temos influenciadores virtuais como a Lu do Magalu), mas é alguém que se comunica diretamente com seus seguidores/fãs.

O criador de conteúdo não precisa ter essa visibilidade, ele pode trabalhar somente nos bastidores, dentro de uma empresa ou por trás de uma marca, por exemplo.

Deu pra ter uma ideia?

Geralmente os influenciadores digitais começam a carreira atuando como criadores de conteúdo e influenciadores ao mesmo tempo. Mas conforme vão crescendo eles podem terceirizar a criação e produção de conteúdo ao contratar uma agência, e focar mais na sua influência do que na estratégia de conteúdo em si.

 

Como se tornar um criador de conteúdo digital?

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que criar conteúdo digital é uma profissão que oferece amplo leque de possibilidades.

Desde a produção de textos para blogs, passando por produção e edição de vídeos e fotos, gerenciamento de mídias sociais, todas essas atividades fazem parte da esfera de um criador de conteúdo.

Com todas essas atividades, o que é necessário para se tornar um?

A primeira coisa importante de ressaltar para quem deseja seguir por esse caminho é que organização, dedicação, disciplina e autenticidade são palavras mágicas.

O tempo vai estar sempre na sua cola, então é bom se acostumar com agendas, calendários e prazos.

Outro ponto relevante é a consciência de que no ambiente digital tudo está em constante processo de transformação, e as mudanças acontecem em um piscar de olhos. É essencial se manter atualizado, acompanhando as novidades, e lembrar que a situação de aprendiz é pra sempre.

Se você está começando agora, lembre-se de definir o formato do seu trabalho. Será que vale a pena ter um blog? Ou será que você deve investir em um canal no Youtube para produzir e editar vídeos? Seu desejo é se tornar um influenciador digital?

Depois de tudo isso, você me pergunta como, então, um criador de conteúdo ganha dinheiro. As respostas não são simples, e assim como as muitas possibilidades de trabalho dentro dessa área, são muitas as possibilidades de fontes de renda, Google Ads e programa de afiliados, são algumas delas. Fato é que, em algum momento, será preciso pensar e repensar nas melhores formas de monetizar todo esse fluxo de informações.

Ler este artigo já é uma prova de que você está estudando e buscando se atualizar, o que é um passo fundamental para ter sucesso no universo digital. Parabéns!

Ah, não vai embora não! Conta pra gente aqui nos comentários porque você se interessou pela pauta de criador de conteúdo. 😉

 


 

Leia também:

O que é um influenciador digital?

7 dicas para você crescer como criador de conteúdo

 

Viva de Conteúdo
Elaine Villatoro
Elaine Villatoro Seguir

Apaixonada pelas experiências de vida que as viagens proporcionam, Elaine Villatoro é fundadora do blog Live More, Travel More que nasceu em 2014 e desde 2019 é uma empresa de negócios digitais.

Ler conteúdo completo
Indicados para você