[ editar artigo]

Programa de Afiliados: o que é e como funciona

Programa de Afiliados: o que é e como funciona

Já ouviu falar em programa de afiliados? Você sabia que essa costuma ser uma excelente fonte de renda para influenciadores digitais, e principalmente blogueiros? E que essa é uma das estratégias que mais funcionam para ganhar dinheiro na internet investindo nada ou quase nada?

Isso mesmo! Você poderia começar hoje mesmo a ganhar dinheiro extra através da divulgação e revenda de produtos físicos ou produtos digitais de terceiros - trabalhando de qualquer lugar do mundo!

Parece mentira né?! Por isso resolvi te contar mais sobre o que é e como funciona esse universo de afiliados.

Vamos começar com alguns conceitos:

 

Programa de Afiliados: Conceitos

 

O que é marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma estratégia de marketing digital que auxilia empresas a alavancar vendas online através de parceiros, que fazem a divulgação de seus produtos/serviços. Esses parceiros são conhecidos como afiliados.

 

O que é um afiliado?

Afiliado é alguém que divulga e indica produtos/serviços de outras pessoas/empresas.

 

O que é um programa de afiliados?

O programa de afiliados é o sistema que as empresas criam utilizando a estratégia de marketing de afiliados.

Para que um programa de afiliados funcione, é preciso uma plataforma online que conecte essas empresas com os afiliados. 

 

O que são as plataformas de afiliados?

Algumas empresas possuem uma plataforma independente para seu programa de afiliados. Mas também existem as chamadas plataformas de afiliados que reúnem em um só lugar programas de afiliados de diversas empresas.

As plataformas trazem uma segurança dos pagamentos e transparência tanto para os afiliados quanto para as empresas.

 

Como funciona um programa de afiliados?

Em programas de afiliados, as ações são contabilizados através de um link ou cupom personalizado, para que a empresa consiga rastrear qual afiliado incentivou aquela ação.

Sua tarefa como afiliado então seria divulgar esse link para a sua audiência e a cada compra/ação realizada, você será remunerado.

Esse é o tipo de modelo ganha-ganha, ou seja, todo mundo sai ganhando, o afiliado e o produtor/empresa (e o cliente que compra o produto).

 

Modelos de remuneração de um programa de afiliados

Existem diversos tipos de remuneração que podem ser utilizados em um programa de afiliados. Entre eles estão:

 

Custo por Venda (CPV)

Este é o modelo que costuma trazer um maior incentivo financeiro.

Geralmente o afiliado recebe uma porcentagem do valor da venda do produto/serviço, ou um valor fixo por venda.

 

Custo por Clique (CPC)

Nestes casos o afiliado recebe um valor a cada clique que ele consegue no link dele. O Google Adsense é um programa de afiliados por exemplo, toda vez que alguém clica num banner o afiliado é remunerado.

 

Custo por Mil Impressões (CPM)

Neste caso o pagamento é feito a cada mil visualizações que o banner de uma empresa possui. É viável para afiliados que possuem blogs com muitos acessos.

 

Custo por Ação (CPA)

E há modelos de afiliados que pagam comissões por ação.

Este modelo é usado quando algumas empresas estão buscando leads e querem que um cadastro seja concluído por exemplo. Ou aquelas que querem que o usuários baixem um app, sem necessariamente comprar algo.

 

Quais as vantagens de trabalhar como afiliado?

Trabalhar como afiliado é uma alternativa muito interessante para quem quer empreender no digital, alcançar a independência e a flexibilidade financeira tão sonhada.

Entre as vantagens estão:

  • A possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo desde que se tenha uma boa conexão de internet.
  • Zero ou baixo investimento
  • Flexibilidade de horário
  • Escalabilidade

Além disso, você como afiliado, será livre do ônus dos produtos, ou seja, toda a parte de suporte ao cliente ou usuário, reembolsos, estoque, etc, será feita pelo produtor e o seu papel será apenas divulgar e vender.

É interessante também mencionar que você pode ser afiliado de diversos produtos e serviços ao mesmo tempo, desde que o programa de afiliados não exija alguma exclusividade. Então o que seria uma renda extra poderia se tornar até mesmo sua renda principal.

 

O que é preciso para ser um afiliado?

Programa de afiliados

No geral, não há restrições para ser um afiliado, basta ser maior de 18 anos e possuir um cadastro em alguma plataforma de afiliados. 

Porém uma das principais coisas que vão te fazer conseguir resultados é ter uma rede de contatos, seja através de suas redes sociais, blog, canal no Youtube, lista de e-mails, tráfego pago, etc.

 

A quais produtos devo me afiliar?

É importante que você seja afiliado a produtos que tem a ver com o seu nicho.

Por exemplo: se o seu nicho for moda e maquiagem, se afiliar a um seguro viagem não te renderá muitas vendas, mas se o seu nicho for de viagens, sim!

Então pense no seu nicho e na sua audiência, e se afilie a produtos que tenham conexão com o seu projeto, para que sua chance de faturar seja maior!

Como disse, você precisará de uma rede de contatos interessada no que você está oferecendo.

 

Quais as principais plataformas de afiliados disponíveis?

Falei anteriormente que há inúmeros tipos de programas e remuneração, e há também diversas plataformas base para essas estratégias. E qual a melhor? a resposta é: depende.

Vai depender do modelo e da estratégia de venda do produto.

Mas abaixo, você pode conhecer as principais plataformas de afiliados disponíveis hoje:

 

1) Hotmart

A Hotmart é sem dúvida a plataforma de afiliados mais popular do Brasil quando o assunto é produto digital.

Nessa plataforma há inúmeras opções de infoprodutos de praticamente tudo que você pode imaginar.

 

2) Lomadee

A Lomadee conta com mais de 400 mil afiliados e inúmeros modelos de comissionamento.

Algumas marcas grandes como a Netshoes e Nike estão presentes por lá.

 

3) Amazon Associados

O programa de afiliados Amazon Associados é um dos maiores do mundo e paga até 15% de comissão em produtos. A própria credibilidade da marca já te coloca a frente.

 

4) Uol Afiliados

A UOL Afiliados conta hoje com mais de 150 mil afiliados e há também diversos modelos de comissionamento: por cliques, leads ou vendas realizadas.

A área de cursos é uma das mais fortes dessa plataforma.

 

5) Afiliados.com.br

Trata-se do programa de afiliados do Submarino, Americanas, Shoptime e Sou Barato e conta com mais de 5 milhões de produtos para você se afiliar.

 

6) Eduzz

A Eduzz é uma plataforma de afiliados que oferece tantos produtos físicos e virtuais e é um grande nome principalmente na área de cursos online.

 

7) Awin / Zanox

A Awin é uma rede global de afiliação, ao entrar nessa plataforma você pode se afiliar a empresas como Centauro, Sephora, Electrolux, Lojas Renner e muito mais.

 

8)Monetizze

Essa é uma plataforma de afiliados nacional. A Monetizze trabalha tanto com infoprodutos quanto com produtos físicos.

 

Depois de se cadastrar, você pode estudar sobre estratégias para vender pela internet, como captar clientes e até mesmo fazer dessa uma de suas rendas principais.

Um curso online que pode te ajudar a criar e implementar suas estratégias no digital com foco em programa de afiliados, é o Fórmula Negócio Online do Alex Vargas

Eu não cheguei a fazer o curso mas conheço pessoas que fizeram e gostaram bastante, por isso inclusive me tornei uma afiliada do curso =) e sempre menciono ele quando me pedem recomendação.

 

Tem alguma dúvida? é só comentar aqui para discutirmos mais sobre o assunto!!!

 


Leia também:

Empreendedorismo Digital: Tudo o que você precisa saber

12 ideias de como um criador de conteúdo pode ganhar dinheiro na internet

 

Viva de Conteúdo
Elaine Villatoro
Elaine Villatoro Seguir

Apaixonada pelas experiências de vida que as viagens proporcionam, Elaine Villatoro é fundadora do blog Live More, Travel More que nasceu em 2014 e desde 2019 é uma empresa de negócios digitais.

Ler conteúdo completo
Indicados para você