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Conheça as principais métricas do Instagram e descubra por que você precisa dominá-las

Conheça as principais métricas do Instagram e descubra por que você precisa dominá-las
Elaine Villatoro
nov. 19 - 13 min de leitura
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O Instagram é uma das principais redes sociais para criadores de conteúdo da atualidade, mas você sabe como aproveitá-la da melhor forma? Analisar as métricas do Instagram é essencial para crescer na plataforma, não é a toa que eles mesmos possuem uma ferramenta própria para isso: o Instagram Insights, que reúne informações sobre a sua audiência, interação e o perfil do seu público.

Se você é criador de conteúdo digital e ainda não sabe como usar o Instagram Insights, esse artigo é pra você! Trata-se de um raio-x bastante esclarecedor que lhe dá a chance de aprimorar sua estratégia para crescer em volume de seguidores e aumentar as conversões.

 

O que são as métricas do Instagram e porque devemos dominá-las?

Métricas são formas de avaliar, de mensurar, os resultados apresentados por um site, nesse caso, por um perfil do Instagram. As métricas do Instagram apontam, semanalmente, como as pessoas, sejam elas seguidores ou não, interagem com todo o conteúdo e atividade apresentados pelo seu perfil. Sendo assim, existem as métricas de atividade e métricas de conteúdo.

Uma boa análise dessas métricas e o acompanhamento semanal delas pode ser o que faltava para dar aquela acelerada no seu perfil! Uma dica para obter melhor engajamento a partir os insights oferecidos pelo Instagram é tentar melhorar um item de cada vez, começando pelo que você avaliar que está pior, e lembrando de aproveitar as métricas de público para gerar conteúdos mais direcionados e que levem em conta os horários e dias de maior audiência do seu perfil.

 

Como ter acesso às métricas do meu Instagram?

Uma primeira informação importante, é que os relatórios mais completos oferecidos pelo Instagram são direcionados às contas business (para criadores de conteúdo ou comercial). Se você é criador de conteúdo digital ou usa o Instagram para alguma outra atividade comercial, mas seu perfil ainda é pessoal, essa é a primeira alteração fundamental que você precisa fazer.

Já com uma conta de criador de conteúdo ou conta comercial, para conferir os relatórios da plataforma basta clicar na opção “informações” na página principal do seu perfil, ou acessar as configurações – as três linhas horizontais no canto superior direito – e clicar em “informações”.

 

Atualizações do Instagram Insights

Recentemente, o Instagram atualizou a ferramenta e a primeira coisa que você visualiza ao acessá-la é um quadro com uma breve análise sobre a VISÃO GERAL do seu perfil – onde estão as métricas de atividade –, que inclui o número de contas alcançadas na última semana, as interações com o seu conteúdo e a variação do número de seguidores.

Logo abaixo aparece o CONTEÚDO QUE VOCÊ COMPARTILHOU – que são as métricas de conteúdo –, separado pelas publicações do feed, stories, IGTV e promoções. Todos são menus clicáveis.

Em VISÃO GERAL, ao clicar em “contas alcançadas”, além de uma representação gráfica do alcance do seu perfil por dias da semana, você tem acesso às impressões de forma geral e às atividades da conta, entre elas o número de visitas ao perfil, os toques no site e os toques nos botões “enviar e-mail” ou “ligar”.

De volta ao item VISÃO GERAL, clicando em “interações com o conteúdo” são apresentados os números relativos às interações com as publicações (feed), sendo eles separados por curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos; às interações com os stories; e às interações no IGTV.

A última opção desse menu – “total de seguidores” – apresenta as métricas de público, com todos os dados relativos ao perfil do seu público. São exibidas as variações dos números de seguidores na sua página, quantas pessoas começaram e deixaram de seguir o seu perfil em uma semana, assim como a média do crescimento geral; as principais localizações dos seguidores do seu perfil, destacando as cinco principais cidades e países; a divisão do seu público por faixa etária e gênero; e os períodos da semana mais ativos, por dia da semana e hora. Todas as categorias são representadas graficamente.

 

As principais métricas do Instagram

o que são métricas do Instagram

Foto: TumisuPixabay 

 

Métricas de atividade

As métricas de atividade revelam um quadro mais geral do envolvimento das pessoas com o seu perfil. Como criador de conteúdo, com esse tipo de métrica você consegue observar as seguintes variações:

SEGUIDORES: Talvez a maior preocupação de quem utiliza ou quer utilizar o Instagram profissionalmente é crescer a própria comunidade, aumentar o número de seguidores e, consequentemente, aumentar as chances de conversão. É importante ressaltar que só o volume de seguidores não garante o sucesso do seu trabalho. É preciso envolvimento do seu público e é por isso que as métricas seguintes também são tão valiosas.

CONTAS ALCANÇADAS OU ALCANCE: Esses dados dão uma visão mais ampla do número de pessoas que visualizaram uma ou mais de suas publicações durante aquela semana.

IMPRESSÕES: Diferente do alcance, as impressões traduzem quantas vezes as suas publicações foram visualizadas em uma semana, ou seja, se uma mesma pessoa visualizar o seu post três vezes, essas três vezes serão contabilizadas.

VISITAS AO PERFIL: Essa métrica aponta quantas pessoas visualizaram a página do seu perfil.

TOQUES NO SITE: Mostra o número de cliques no link disponível na biografia do seu perfil. Se uma mesma pessoa acessar diversas vezes, todas essas vezes serão contabilizadas.

TOQUES NO BOTÃO ENVIAR E-MAIL//LIGAR: Esses dois itens traduzem o número de cliques nos botões “ligar” ou “e-mail”, caso essas opções estejam ativadas.

INTERAÇÕES: Essa métrica também é alvo das maiores preocupações, porque aponta todas as ações executadas no seu perfil, entre elas curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos, separadas entre as publicações do feed, stories e IGTV.

 

Métricas de conteúdo

As métricas de conteúdo são extremamente importantes porque fazem um recorte dos resultados de cada uma das suas publicações. Essa análise permite a leitura mais apurada sobre o tipo de publicação que está trazendo resultados positivos para o seu perfil ou não.

Na parte das métricas de conteúdo, você acessa as informações de acordo com o tipo de publicação: postagens no feed, stories, IGTV e promoções (publicações promovidas). Nas publicações do feed, você pode escolher o tipo de post que pretende analisar, que pode ser:

QUALQUER: Você visualiza todas as suas publicações postadas no feed;

FOTOS: Visualiza apenas as fotografias;

VÍDEOS: Apenas os vídeos do feed, de até 1 minuto;

PUBLICAÇÕES EM CARROSSEL: Que permite que você analise apenas as publicações que fez com mais de uma foto.

Com essa primeira seleção você passa ao segundo passo, que é escolher a métrica que pretende analisar, que pode ser:

ALCANCE: Quantos usuários do Instagram visualizaram aquela publicação;

COMENTÁRIOS: Quantos comentários aquela publicação recebeu;

COMPARTILHAMENTOS: Quantas vezes aquela publicação foi compartilhada;

CURTIDAS: Quantas curtidas a publicação recebeu;

IMPRESSÕES: Quantas vezes a publicação foi visualizada, mesmo que tenho sido várias vezes pela mesma pessoa;

INTERAÇÕES COM A PUBLICAÇÃO: O total do número de interações que postagem recebeu, mesmo que diversas interações da mesma pessoa;

SALVAMENTOS: Quantas vezes aquele post foi salvo;

SEGUIDORES: Quantas pessoas passaram a seguir você a partir daquela publicação;

TOQUE DE COMO CHEGAR: Essa só interessa para quem tiver habilitado o botão “como chegar”.

Depois de escolher a métrica, você ainda pode escolher o período referente às postagens que deseja analisar: postagens dos últimos sete dias, dos últimos trinta dias, três meses, seis meses, as postagens do último ano ou dos últimos dois anos. As publicações que aparecem primeiro são as que obtiveram os melhores resultados.

 

Métricas de Instagram Stories

De volta ao menu principal, você também pode analisar as métricas das publicações feitas nos stories. As principais opções nesse caso são:

VOLTAR: Quantas vezes as pessoas voltaram para visualizar novamente aquele story;

SAIU: Quantas pessoas saíram no meio da visualização do seu story;

SEGUIDORES: Quantos novos seguidores você recebeu a partir daquele story;

PRÓXIMO STORY: Quantos cliques aquela publicação recebeu para passar ao próximo story;

IMPRESSÕES (visualizações ou views): Quantas vezes aquele story foi visualizado, mesmo que várias vezes pela mesma pessoa;

CLIQUES NO LINK (arrasta pra cima ou swipe up): – Quantas cliques recebeu um link que você disponibilizou naquele story (essa opção só é habilitada para contas com mais de 10 mil seguidores).

Ainda existem algumas outras métricas que podem ser analisadas pelos stories, mas só funcionam se os botões ligar, enviar e-mail e como chegar estiverem habilitados no seu perfil. Também é possível escolher o espaço de tempo das publicações que deseja ver, assim com nas postagens do feed.

 

Métricas de IGTV

De volta ao menu principal, a próxima opção de análise são os vídeos do IGTV. Algumas métricas das publicações do feed também aparecem aqui, como curtidas, comentários, alcance, salvamentos e compartilhamentos. São três as métricas específicas do IGTV:

PORCENTAGEM MÉDIA ASSISTIDA: aponta a porcentagem dos números de pessoas que assistiram seu vídeo até o fim, com base no número total de visualizações;

VISUALIZAÇÕES DO VÍDEO: número total de visualizações daquele vídeo;

INTERAÇÕES COM VÍDEOS DO IGTV: o total de interações com aquele vídeo, sejam elas curtidas, comentários, salvamentos ou compartilhamentos.

 

Métricas de Promoções

A última opção do menu das métricas de conteúdo faz referência às publicações promovidas, que também apresentam opções específicas como a que identifica o número de cliques no link associado àquela promoção, seja no feed ou nos stories.

 

Taxa de engajamento: o que é e como calculá-la

Antes de mais nada: você sabe o que é taxa de engajamento no Instagram?

 

O que é taxa de engajamento no Instagram?

Taxa de engajamento é um número que reflete o envolvimento do público com suas publicações, levando em conta o alcance de cada uma delas, seja no feed ou nos stories, ou o engajamento do público com o seu perfil.

Vale ressaltar que alguns sites e plataformas, como o Social Blade, por exemplo, calculam a taxa de engajamento pela relação engajamento/número de seguidores.

Taxa de engajamento = ((curtidas+comentários+salvamentos+compartilhamentos do post)/número de seguidores)x100

Aqui no Viva de Conteúdo, nós calculamos taxa de engajamento de acordo com o alcance, seguindo a linha de plataformas como a Squid.

Essa metodologia – engajamento/alcance – apresenta um horizonte mais exato do desempenho do seu perfil. O cálculo considera o número de contas alcançadas pela publicação e não no universo mais amplo de todo e qualquer usuário que te segue.

O Instagram não fornece a informação da taxa de engajamento, por isso é preciso calculá-la. No feed, por exemplo, essa taxa vai levar em conta curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos. Para fazer esse cálculo é preciso dividir o total de interações com a publicação pelo alcance da mesma. Por fim, para chegar à porcentagem você tem que multiplicar o valor por 100.

Taxa de engajamento = ((curtidas+comentários+salvamentos+compartilhamentos do post)/alcance do post) x100

Nos stories, a lógica é a mesma, mas o cálculo deve ser feito considerando as métricas da ferramenta, basicamente as interações e visualizações.

Para calcular a taxa de engajamento do seu perfil é preciso fazer uma média das taxas de engajamento das suas publicações, ou seja, o somatório do engajamento de cada publicação pelo número de posts que você já fez. Nesse caso pode ser interessante selecionar um período, como o último ano, por exemplo, que já vai ser suficiente para que você tenha uma ideia do desempenho da sua conta.

 

Porque é importante acompanhar e analisar as métricas do Instagram?

a importância de analisar métricas do InstagramFoto: TumisuPixabay 

Acompanhar a performance das suas redes ou do seu site pode parecer bastante desafiador, mas é um passo importante para quem deseja disputar o mercado dos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. É o caminho para conhecer o seu público, entender as próprias qualidades, avaliar erros, acertos e, por fim, ter bons resultados. Não é simples, nem rápido. É preciso muito trabalho, organização e disciplina.

Faça você mesmo ou peça ajuda!

A tarefa é difícil, mas não impossível. Uma dica é estruturar planilhas do Excel, por exemplo, onde você possa ter uma visão mais claro do desenvolvimento do seu trabalho, anotando alterações, calculando taxas de engajamento, a frequência das publicações, os melhores horários.

Se você não for uma pessoa adepta de planilhas, pode usar alguns sites ou plataformas que analisam os números para você, ou até de contratar um serviço que faça isso. Terceirizar esse trabalho, para quem tem condições de dar esse passo, é uma opção que pode ser interessante, já que nos permite voltar toda a nossa atenção para a produção de conteúdos de qualidade.

Entre os sites/plataformas especializados em analisar as métricas do Instagram estão o Iconosquare, Simply Measured, Keyhole, mLabs e Scup Social. Algumas delas têm tanto opções gratuitas quanto pagas, ou pelo menos oferecem um período de teste. 

 

Foto destaque: por TumisuPixabay 

 


 

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