Viva de Conteúdo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

10 dicas pra melhorar seu engajamento no Instagram

10 dicas pra melhorar seu engajamento no Instagram
Fizemos um Rolê
mai. 1 - 4 min de leitura
030

Quando criamos um perfil no Instagram, nosso objetivo é nos comunicarmos, seja com nossos amigos, seja divulgando nosso projeto, nossos produtos, a nossa marca. E muitas vezes, criamos esse conteúdo sem pensar no verdadeiro objetivo das redes sociais, que é justamente a troca, a criação de uma comunidade e o interesse que seus posts e conteúdos irão gerar para os seus seguidores e aí vem a importância de pensar no engajamento. E pensar no engajamento no Instagram é entender que seus posts precisam trazer informação e ter relevância para o seu nicho.

Mas primeiro vamos entender o que é engajamento?

Engajamento tem a ver com seu envolvimento e interesse em um assunto, ação ou ideia. 

Mas como um influenciador digital pode fazer isso? Como criar conteúdos que tragam engajamento ao seu Instagram? Vou compartilhar 10 dicas práticas para ajudar nessa missão.

 

10 dicas de como aumentar engajamento no Instagram

 

1 - Fale daquilo que você gosta e se identifica: Criar conteúdo é um grande desafio, que vai demandar muito tempo e esforço, por isso, é fundamental que você tenha amor pelos assuntos que pretende abordar, afinal, serão horas de estudo, pesquisa e criação.

 

2 - Personifique seu perfil: É importante que o seu Instagram tenha a sua cara e isso inclui aparecer, se mostrar nos Stories, criar conexões com seu público, de forma que se conectem com quem você é e com o que você fala.

 

3 - Use e abuse das ferramentas de interação dos Stories: Se quer engajamento no Instagram, gere esse engajamento e nada melhor do que, por exemplo, abrir uma caixa de perguntas aos seus seguidores, ou criar enquetes interessantes, que estimulem a sua audiência a responder.

 

4 - Tenha constância: Assim como um programa de tv que você aparece todos os dias no mesmo horário, criar constância de conteúdo e um horário específico para as suas postagens, pode te ajudar com o engajamento no Instagram, afinal, se seu conteúdo for realmente de interesse da sua audiência, eles vão esperar aquele horário específico para ver as novidades.

 

5 - Interaja com seus seguidores: Gere interações, crie perguntas, mas faça por merecer, responda as mensagens diretas, os comentários, mostre que está ali e que está disposta a criar essa troca.  

 

6 - Equilibre seus conteúdos: O Instagram oferece diversas ferramentas na plataforma, como postar fotos no feed, vídeos no IGTV, vídeos no feed, live, Stories, Cenas e tudo que ele quer de você é justamente que diversifique e se mostre presente no máximo de ferramentas possíveis.

 

7 - Aproveite da geolocalização: Outra forma de gerar engajamento no Instagram é lembrando sempre de geolocalizar seus conteúdos, seja de Stories ou os posts no feed, isso ajuda ele a entrar na aba Explorar do Instagram e assim, mais pessoas podem encontrá-lo.

 

8 - Atenção ao uso de hashtags: A mesma coisa acontece com as hashtags, são estratégias excelentes para o seu conteúdo, mas cuidado! Algumas são banidas pelo Instagram, então esteja atento as hashtags do seu nicho, que sejam do interesse desse público, não utilize hashtags muito gerais como “#likeforlike”.

 

9 - Tenha senso estético: É importante que seu conteúdo tenha uma identidade visual e mostre o que você quer comunicar e para isso, se preocupar com a estética das suas fotos, cria uma unidade e uma personificação do seu conteúdo.

 

10 - Crie conteúdos relevantes: Para gerar engajamento no Instagram, é importante que as pessoas curtam tanto seu conteúdo, a ponto de quererem marcar os amigos para verem também, ou mesmo salvá-lo para ver posteriormente.

 

Gerar engajamento é uma tarefa árdua e que exige muito trabalho, é um processo diário, que leva tempo, mas durante esse percurso, não pense em números, pense em comunidade e na possibilidade de criar uma rede interativa e engajada com seus objetivos e interesses em comum.

 

Gabriela Almeida

Para rolês: @fizemosumrole

Para gestão de redes sociais: @fizcomunicacao

 

 


Leia também:

Dicas para crescer como criador de conteúdo digital

Seguidores fantasmas: o que são e como remover?

Os 5 melhores aplicativos para editar fotos no celular

Hashtags no Instagram: O que são, para que servem e como utilizá-las


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você