Viva de Conteúdo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Hashtags no Instagram: Dicas de como atingir os melhores resultados com esta estratégia

Hashtags no Instagram: Dicas de como atingir os melhores resultados com esta estratégia
Elaine Villatoro
jan. 4 - 8 min de leitura
000

Uma dúvida muito comum entre criadores de conteúdo digital e influenciadores é com relação ao uso das famosas hashtags: aquelas palavrinhas sem espaçamento e com o símbolo da cerquilha (#) à frente, mais conhecido pelo nome popular de “jogo da velha”, reconhece?

A hashtag é um gerador de links para palavras-chave. Quando você clica em uma hashtag você tem acesso a todas as publicações que marcaram aquela mesma hashtag, o que pode ser bem útil em redes sociais não só para buscar informações, como um filtro de pesquisa, mas também para dar visibilidade às suas publicações. A proposta das hashtags é bem interessante porque reúne conteúdos acerca de um assunto, tema ou discussão no mesmo lugar.

Uma curiosidade é que, pra quem ainda não sabe, rola um embate sobre a origem das hashtags. A ideia é creditada ao web designer Chris Messina, que teria lançado em forma de teste, no Twitter, em 2007, mas existem registros do uso de uma hashtag pelo jornalista brasileiro Wander Verch, em 2005, ainda no antigo Orkut. Oficialmente, elas entraram em vigor em 2009, pelo Twitter. O símbolo, no entanto, antes de ser quase completamente vinculado às hashtags, já era usado em programação desde os anos 60. As hashtags são ferramentas bem úteis para impulsionar sua atividade virtual e, se bem escolhidas, podem até viralizar o seu conteúdo para toda internet. Legal né?

A aplicabilidade das hashtags é um pouco diferente dependendo da rede social em que ela é utilizada, até porque as redes sociais são diferentes e têm também públicos diferentes. O Twitter, por exemplo, é um microblogging, com número de caracteres bem limitado, o que faz com que as pessoas em geral usem menos hashtags que no Instagram ou no Facebook. Uma hashtag aparecer nos Trending Topics do Twitter, não quer dizer que ela também vai bombar no Instagram. Entendendo que o Instagram é uma das principais plataformas para criadores de conteúdo e influenciadores, vamos direcionar esse artigo para ele.

Como selecionar as melhores hashtags para o Instagram

Como selecionar hashtag para Instagram

Imagem de capa: Irfan AhmadPixabay.

As hashtags são palavras ou expressões chave do seu conteúdo, ou seja, não é para reescrever a publicação em hashtags, mas buscar aquelas palavras ou expressões mais relevantes e que identifiquem com facilidade o tema do seu post. Hashtags no Instagram devem ser curtas, quanto mais longas forem, mais difícil que as pessoas busquem por elas. Quando você pesquisa alguma coisa no Google, ou na busca do próprio Instagram, escreve frases longas? Provavelmente não.

Outro ponto bastante importante é não separar uma frase em hashtags. Por exemplo, em um conteúdo sobre marketing digital, eu uso a hashtag #marketingdigital e não #marketing #digital. Porque as palavras separadas não vão facilitar, mas sim dificultar que o público encontre o seu conteúdo, além de poluir o seu texto. Para facilitar a leitura, também é possível fazer uso de maiúsculas, que não interferem no funcionamento da hashtag. Assim: #MarketingDigital.

Para usar hashtags é fundamental a coerência com o tema daquele post. Não adianta tentar usar as hashtags mais usadas só para aparecer nas buscas por aquela referência, se o seu conteúdo não tem qualquer relação com o assunto. Por exemplo, o fato de as manifestações antirracistas terem pipocado em todo o mundo ao longo do ano de 2020, não quer dizer que eu devo usar a hashtag #vidasnegrasimportam no meu conteúdo sobre marketing digital que não tem nada a ver com a luta antirracista. Nem quem está buscando conteúdo sobre marketing digital vai procurar pela hashtag #vidasnegrasimportam, nem quem faz uma busca por essa hashtag vai se interessar pelo meu conteúdo de marketing digital.

Fique atento à ortografia na hora de escrever as suas hashtags. Revise, veja se está escrito certinho, porque uma letrinha fora do lugar vai anular totalmente a funcionalidade dessas referências.

A ferramenta de busca pode ser um bom caminho para saber quais hashtags usar no Instagram. Tente pensar como público e quais palavras você usaria para fazer uma pesquisa sobre aquele assunto. O Instagram vai então apontar uma série de hashtags relacionadas ao que foi buscado. Avalie se o que você tinha pensado se encaixa e faça os devidos ajustes. Nesse momento, tome cuidado com as hashtags muito genéricas. O público delas é também muito amplo, o que pode atrair curtidas pouco qualificadas e até de robôs, prejudicando o seu engajamento mais que ajudando.

Outra forma de pesquisar hashtags é observar seus concorrentes. Analisar o que eles estão usando e como estão usando. Claro que não é para copiar, mas fazer esse tipo de avaliação é bastante importante para a própria evolução no mercado.

A sua bio também pode incluir hashtags, porque ajuda a definir a linha do seu perfil e do seu trabalho. Outro lugar possível de usar hashtag, muitas vezes esquecido pelas pessoa, é o story. Os stories também são encontrados por busca e as hashtags podem colaborar com a visibilidade daquela publicação.

 

Apps e sites para encontrar hashtags

Existem alguns aplicativos e sites que podem assessorar na hora de pensar as hashtags que mais se adequam ao seu conteúdo, como o All Hashtag; o LeeTags, que tem uma interface bem simples e fácil de usar; o Tag O’Matic; o Keyword Tool e o Display Purposes. Criar a própria hashtag também é uma forma bem legal de divulgar o seu trabalho e catalogar o seu conteúdo, facilitando a vida dos seus seguidores.

 

Onde colocar a hashtag no Instagram? Na legenda ou nos comentários?

Um estudo recente da Social Insider analisou 650 mil postagens para tentar responder perguntas como essa, muito frequentes para quem trabalha diretamente com o Instagram, assim como quantas hashtags utilizar.

Os resultados apontaram que perfis com menos de 5 mil seguidores tiveram uma melhor performance usando seis hashtags na legenda. Já perfis entre 5 mil e 10 mil seguidores, foram mais bem sucedidos com o uso de cinco hashtags no primeiro comentário. Entre 10 e 50 mil, os resultados foram melhores para perfis que utilizaram duas hashtags na legenda. Perfis entre 50 e 100 mil seguidores tiveram melhor performance com oito hashtags na legenda. Já aqueles com mais de 100 mil seguidores tiveram maior sucesso com seis hashtags no primeiro comentário.

Estudo sobre hashtags no instagram

Isso não é uma fórmula exata, até porque o algoritmo do Instagram muda a todo momento, então o que podemos fazer é testar e tentar observar o que funciona pra gente, mas já dá para ter uma ideia que, de forma geral, hashtags funcionam melhor quando postadas na legenda e um número reduzido delas pode trazer melhores resultados.

 

Devo colocar o máximo de hashtags possível na postagem?

Relatório de Engajamento do Instagram 2020 da Medium chegou a conclusão de que mais da metade dos posts do Instagram utilizam menos de seis hashtags. Mais que isso, os resultados apontaram uma forte queda no engajamento das publicações, ou seja, não exagere nas hashtags!

Quantidade ideal de hashtags no Instagram

Espero que este post tenha te ajudado.

Tem mais alguma dica de utilização de hashtags no Instagram? Conta pra gente =)

 


 

Imagem de capa: Pabitra KaityPixabay 

 


 

Leia também:

Dicas para fazer seu Reels bombar

Conheça as principais métricas do Instagram e descubra por que você precisa dominá-las

Por que participar de grupos de engajamento no Instagram pode ser uma roubada

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você