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Dicas para fazer seu Reels bombar

Dicas para fazer seu Reels bombar

No começo de agosto de 2020, o Instagram anunciou o lançamento do Reels em mais de 50 países. A nova ferramenta que permite ao usuário criar e descobrir vídeos curtos e divertidos começou como um teste na França, na Alemanha, na Índia e aqui no Brasil, onde, inicialmente, recebeu o nome de Cenas, talvez você tenha reparado.

O Reels foi a forma encontrada pelo Facebook, empresa da qual o Instagram faz parte, para fazer frente ao crescimento do TikTok, da chinesa ByteDance. O lançamento amplo, para além da fase de teste, se acelerou depois que a Microsoft divulgou que estava negociando a compra do aplicativo chinês.

Bem, vamos deixar as negociações e disputas pra lá porque o nosso objetivo aqui é dar umas boas dicas para você aproveitar o Reels ao máximo e bombar no Instagram.

 

O que é o Reels, do Instagram?

O Reels permite que você grave e edite vídeos de até 15 segundos, incluindo áudio, músicas, efeitos, texto e mais. Os vídeos do Reels podem ser compartilhados tanto no feed quanto nos stories e, se sua conta for pública, ainda pode deixá-los disponíveis para a comunidade do Instagram através do espaço Explorar.

O Explorar é uma espécie de vitrine e é uma boa oportunidade para quem pretende crescer como criador de conteúdo no Instagram e alcançar públicos diferenciados.

 

Passo a passo do Reels, a ferramenta nova do Instagram

Para produzir um vídeo no Reels você precisa primeiro clicar no ícone da câmera no canto superior esquerdo da tela do seu celular, como se fosse gravar um story.

O segundo passo é selecionar a ferramenta na parte inferior da tela, abaixo do botão de captura de gravação.

o que é reels instagram

Com o Reels selecionado, novas opções aparecem do lado esquerdo da sua tela, entre elas áudio/música, velocidade, efeitos e temporizador.

Depois do primeiro clipe gravado ou selecionado na galeria, aparece também a opção alinhar.

 

Áudio/música: Essa opção permite que você pesquise e escolha uma música na biblioteca do Instagram. Também é possível usar o áudio original do vídeo, basta não selecionar essa opção. Se a sua conta for pública e você usar um áudio original, que será atribuído a você, as pessoas poderão criar vídeos do Reels com esse áudio a partir da opção “usar áudio”, que aparece quando você clica em cima do nome da faixa enquanto o vídeo está rolando.

Velocidade: Esse botão permite que você acelere ou reduza a velocidade de cada clipe do seu vídeo ou áudio. É útil para transformar seu vídeo em câmera lenta, time-lapse, ou até sincronizar seus movimentos à batida da música.

como funciona o reels no instagram

Efeitos: Os efeitos que você pode aplicar são semelhantes aos que estão disponíveis para os stories. Caso você escolha montar um Reels já com clipes da sua galeria, as opções de efeito ficam reduzidas.

Temporizador: O temporizador permite que você grave vídeos sem que precise manter o botão de captura pressionado. Assim que você selecionar essa opção, uma contagem regressiva vai aparecer na sua tela, avisando o início da gravação de acordo com o tempo que você selecionou.

Alinhar: Ao clicar nesse botão, o Instagram vai alinhar seus clipes de forma automática, deixando as transações mais sutis de um para outro. É uma ferramenta especialmente útil para quem curte montar vídeos trocando de roupa ou de lugar rapidamente.

o que é reels no insta

Você pode montar um Reels com apenas um clipe de 15 segundos, uma série de clipes ou também com vídeos da sua galeria.

Os clipes inseridos no Reels podem ser cortados. Após o trecho rodar por completo, aparece uma linha do tempo na parte inferior da tela para você selecionar quanto tempo e qual trecho daquele vídeo você quer usar. Depois de adicionar outros vídeos, não é mais possível cortar os clipes anteriores.

Agora é só publicar!

Com seu Reels pronto, basta clicar em avançar e escolher entre compartilhar e salvar como rascunho. Nessa tela é possível alterar a imagem de capa, adicionar legenda, hashtags e marcar seus amigos.

Você pode publicar como Reels, mas também tem a alternativa de publicar o vídeo como story. Se fizer isso, ele se transforma em um story normal, não vai mais aparecer no espaço Explorar, nem no seu perfil e desaparecerá depois de 24 horas, se não for salvo nos destaques.

Caso escolha publicar como Reels mesmo, seu vídeo será exibido no seu perfil em uma guia separada que vai reunir todos os Reels que você compartilhar.

Antes de publicar, você ainda pode selecionar a opção de compartilhar também no seu feed. Dessa forma seu Reels ficará não apenas na guia de Reels, como será exibido na grade principal do seu perfil. Se não gostar do resultado, existe a opção de remover a exibição no feed.

 

Dicas para fazer seu Reels bombar

O mundo virtual é prático, eficiente, útil, mas o que falta nele? Vida.

Criar conteúdo digital tem a ver com ter a certeza de que você está se comunicando com pessoas, por mais que não as veja. Tente observar os perfis que você curte acompanhar no Instagram. Em geral são pessoas com as quais você se identifica de alguma forma, que se apresentam como seres humanos e compartilham suas experiências do dia a dia, sejam elas focadas em um assunto específico ou não.

Lembre sempre que uma rede social é uma comunidade. Quem está ali, por trás das máquinas, está buscando uma conexão. Por isso, o relacionamento que você constrói com seu público é tão fundamental.

O que é importante em um relacionamento? Constância, presença, atenção cuidado, diálogo. Traduzir isso para o seu conteúdo ou marca é um excelente começo.

Nesse sentido, o Reels pode ser a ferramenta perfeita ao permitir que você mostre, com um pouco mais de profundidade, mesmo que em 15 segundos, um pouquinho de quem, ou o que, você é.

 

Dicas de conteúdo para você criar no Reels

Além de se apresentar, você pode mostrar o seu local de trabalho, falar sobre a sua trajetória, enumerar curiosidades, etc.

Clipes como “5 curiosidades sobre o meu trabalho”, “3 motivos para visitar este lugar” e outros nesse formato tendem a envolver mais o público.

Participar de desafios (“challenges”) também é uma boa! Fique de olho nas tendências e tente ser um dos primeiros a postar para seu nicho, já que este conteúdo tem grande potencial de viralização.

 

Só isso? Não tem o tal do algoritmo?

Tem sim! O primeiro ponto é buscar a conexão com o seu público, mas é importante tentar entender como funciona o Reels dentro do Instagram.

No caso dessa nova ferramenta especificamente, o número de visualizações é o que importa de verdade, mais que curtidas e/ou comentários (engajamento).

Quanto mais visualizações, maior a chance do seu vídeo aparecer, e se manter, no espaço Explorar.

 

E aí? Pronto pra gravar um Reels?

 


 

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Viva de Conteúdo
Elaine Villatoro
Elaine Villatoro Seguir

Apaixonada pelas experiências de vida que as viagens proporcionam, Elaine Villatoro é fundadora do blog Live More, Travel More que nasceu em 2014 e desde 2019 é uma empresa de negócios digitais.

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