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O que as marcas buscam nos influenciadores digitais

O que as marcas buscam nos influenciadores digitais

Você já se perguntou o que as marcas buscam nos influenciadores digitais? Será que números são a parte mais importante? As marcas gostam quando influencers levam projetos para ela? Essas e algumas outras perguntas foram respondidas durante a entrevista que fizemos com a Sabrina Rielli, fundadora da Sassá Rielli Relacionamento Digital e que há anos trabalha como responsável por contratar influenciadores digitais para marcas.

Confira abaixo parte do conhecimento que foi compartilhado durante a LIVE que fizemos no Instagram.

O que as marcas observam no hora de contratar influenciadores digitais?

Segundo Sabrina, entre os principais pontos estão:

Conteúdo do influenciador: É preciso pesquisar o que o influenciador fala, qual é o conteúdo que ele está produzindo, se ele passa verdade e autoridade nas mensagens, como ele busca as informações que ele compartilha. Isso tudo para ver se o conteúdo dele casa com o conteúdo da marca.

Além disso tem a análise técnica, em relação a qualidade dos vídeos do influenciador, como está a luz, se há muito barulho. Não é preciso ter a melhor câmera, mas é importante atender o essencial, já que pode ser que um conteúdo seja publicado nas redes sociais da marca também.

Propósito e interesses semelhantes: Não existe certo ou errado, mas existe o que a marca gosta e o que a marca não gosta, por exemplo, tem marcas que gostam que os influenciadores se posicionem em âmbitos políticos e sociais, outras não. Com isso, é preciso entender se o influenciador e as marcas compartilham do mesmo propósito e interesses.

Envolvimento em polêmicas: Um outro passo é verificar se o influenciador já se envolveu em alguma polêmica. Atualmente as marcas possuem ferramentas para descobrir se um influenciador se envolveu em polêmicas, se respondeu mal a alguém ou a alguma marca, se está envolvido em polêmica com outros influenciadores.  E observam também se a pessoa se transformou depois da polêmica, como está seu posicionamento atual.

Quantidade de seguidores importa?

Entrevista com Sabrina Rielli - O que as marcas buscam nos influenciadores digitais

Foto: Sabrina Rielli - responsável por contratar influenciadores digitais para marcas

Hoje existe espaço para todo mundo, tem espaço desde para o nano influenciador que possui de 5 a 10 mil seguidores, por conta de seu ótimo engajamento e excelente potencial por conta da propriedade com que passa informações para quem o segue.

As empresas entenderam que a quantidade de seguidores não é tudo de 1 ano pra cá, não só pelo engajamento desses perfis, mas também pela flexibilidade financeira.

É importante que os influenciadores digitais se encorajem, porque o mercado está olhando para eles de outra maneira.

O criador de conteúdo precisa ter clareza sobre o que ele gosta de compartilhar, porque isso chega nas marcas. Já vi micro influenciadores crescerem muito porque marcas acreditaram no seu conteúdo e na sua vontade de fazer acontecer, e com isso elas investiram.

"Construa uma relação, se importe com o valor do seu conteúdo, e os seguidores virão por consequência."

Dicas para o relacionamento entre criadores de conteúdo e marcas

O relacionamento do influenciador com uma marca pode começar com uma conversa, com uma permuta, mais importante do que fechar é ver como vai continuar esse relacionamento. Os influenciadores que estão abertos a escutar e a falar, se colocar de maneira ativa, de escrever e propor projetos, costumam ir muito bem.

O diálogo deve fazer parte do relacionamento entre influenciador e marca. Já vi influencers criticarem negativamente as marcas sem buscar uma conversa, e já vi marcas mudarem posicionamentos e lançarem produtos porque influenciadores se posicionaram de maneira certa. 

O que você acha do criador de conteúdo que leva projetos para marcas?

Eu acho muito legal, isso também precisa partir dos influenciadores, as marcas são carentes disso. Os influenciadores sabem o que os seguidores precisam, o que querem consumir, que tipo de conteúdo precisa ser feito.

"Não fiquem com medo, reciosos, mesmo que não dê certo de cara, siga e busque com outras empresas que você também se identifica."

O que você espera encontrar em um mídia kit?

O mídia kit é um material de apresentação do influencer onde contam suas redes sociais, fotos, perfil dos seguidores, etc. Um ponto de atenção: Inclua números, muitos documentos chegam sem o alcance, engajamento, impressões das publicações.

É mais propício fechar trabalhos para o Instagram do que para Youtube?

Sim, as marcas têm buscado mais por trabalhos no Instagram. Mas claro, depende do trabalho que você faz, o Youtube é quase um Google, e seu conteúdo pode ser encontrado através de busca, então dependendo do trabalho que você faz é legal estar nas duas plataformas.

Tem algo que os influenciadores precisam se atentar?

influenciadora digital criando conteúdo com câmera profissionalFoto: Canva

Profissionalismo! Independente do tamanho do influenciador digital, a partir do momento que existe um acordo é importante que ele seja cumprido. É preciso levar a sério a profissão, pense se você vai dar conta das entregas, se vai fazer com gosto, principalmente quando fecha parcerias longas.

Qual mensagem você gostaria de deixar para influenciadores digitais?

"Façam o que vocês gostam, falem do que gostam, não importa o que está acontecendo no momento, sejam vocês e não desistam! O influenciador digital teve um papel essencial no entretenimento e informação durante a pandemia, e o mercado daqui para frente só vai crescer. Sucesso para vocês, vocês são valiosos!"

Como influenciadores podem te encontrar para apresentar projetos?

Podem seguir no Instagram @sassarielidigital ou enviar ou enviar projetos e ideias via e-mail no sabrina@sassarielli.com ou mariana@sassarielli.com.

 


 

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Leia também:

Como conseguir parcerias no Instagram

O que é um mídia kit e como fazer

 

 

 

Viva de Conteúdo
Elaine Villatoro
Elaine Villatoro Seguir

Apaixonada pelas experiências de vida que as viagens proporcionam, Elaine Villatoro é fundadora do blog Live More, Travel More que nasceu em 2014 e desde 2019 é uma empresa de negócios digitais.

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