Quer saber como conseguir parcerias no Instagram, Youtube, Blog, e outras mídias sociais?
Você pode buscar parcerias com marcas através de agências de influenciadores digitais, de assessoria de influenciadores e também pode construir um relacionamento com as marcas por conta própria.
Separei aqui, 10 dicas para que você consiga atrair marcas e fechar parcerias que você tanto sonha. Vamos lá?!
1) Tenha um conteúdo de qualidade
Para começar, um criador de conteúdo precisa gerar um conteúdo de qualidade.
Seu conteúdo é seu carro chefe, além de ser o passo inicial para que você consiga atrair uma audiência, ele é a primeira coisa que a marca ou empresa irá avaliar.
Sendo assim, use imagens de qualidade, escreva corretamente, entregue valor para seu público.
2) Tenha um diferencial
Em meio a uma concorrência que só cresce, os criadores de conteúdo que se destacam são aqueles que possuem um diferencial.
Um diferencial pode ser: falar de um assunto pouco explorado, se comunicar de uma maneira única, ter uma identidade visual, trazer um olhar diferente para algo comum ou simplesmente, ser você mesmo!
Eu sempre falo que a maneira mais fácil de sermos originais é sendo nós mesmos.
Nenhuma pessoa é igual a outra, e o que faz alguém parar tudo para ver nossas mídias sociais acaba sendo nosso jeitinho =)
3) Construa uma comunidade engajada
Sua audiência também é de extrema importância na hora de uma marca considerar uma parceria.
E não, não estamos falando que você precisa de centenas de milhares de seguidores.
Estamos falando que é preciso uma audiência que colabora com os objetivos da marca naquele momento, considerando o alcance, engajamento e a relevância que você tem ao se comunicar com ela.
Mas lembre-se, construa sua comunidade de maneira orgânica!
Comprar seguidores ou engajamento não traz resultado e é uma bela maneira de você se queimar nesse mercado que tem se profissionalizado cada vez mais.
4) Conheça sua audiência
Quanto mais você conhecer sua audiência, perfil demográfico, comportamento, comunicação que mais engaja, etc... mais estratégico você conseguirá ser em sua proposta para as marcas.
Seja amigo(a) dos dados!
Dica: Saiba mais sobre métricas do Instagram.
5) Estude sobre marketing de influência
Aqui mora um grande diferencial para os influenciadores digitais. Poucos falam a mesma "língua" que os representantes das marcas.
Estude e entenda seu papel na estratégia de marketing de influência e foque nos resultados que trará para as marcas.
6) Busque parcerias
Um erro comum dos influenciadores digitais, isso na minha opinião, é ficar esperando que sua marca dos sonhos entre em contato.
Hoje a concorrência é muito grande, e no caso de micro influenciadores, acho até muita ousadia pensar que nossa conta poderá impactar organicamente exatamente a pessoa responsável pelo marketing na empresa XYZ.
Isso pode acontecer? Claro que sim! Mas a pró-atividade dos influenciadores tem um poder gigante de agilizar esse processo e de criar uma conexão mais forte entre os dois.
Falei um pouco sobre isso durante uma LIVE da Squid que participei, aliás, vale muuuuito a pena você conferir:
Felizmente hoje temos plataformas que levam nossas vozes até muitas empresas, mas mesmo assim, não tenha receio de buscar possíveis parceiros, eles podem estar precisando justamente do que você tem a oferecer.
7) Mostre profissionalismo
Prometa apenas os resultados que você poderá entregar!
Isso é muito sério, quando um influenciador promete algo e não cumpre, ele queima a imagem dele no mercado. Isso porque as empresas se falam, pedem recomendações umas para as outras, etc.
E além de se queimar, quem faz isso acaba comprometendo a imagem dos outros profissionais da área.
8) Tenha um mídia kit matador
Ter um mídia kit por si só já é um sinal de profissionalismo, ele é como se fosse seu currículo.
Nele você precisa destacar sua experiência, informações sobre sua audiência, serviços que oferece, cases de sucesso, etc.
Capriche na identidade visual e valorize seus diferenciais.
9) Busque parcerias com marcas que você e seu público se identifiquem
Não adianta querer fazer uma parceria com a Ferrari se seu público não tem o perfil de quem consome uma Ferrari.
Tampouco fazer publicidade de um produto que você não acredita, ou com uma empresa que não tenha valores alinhados com os seus. Isso pode comprometer sua imagem com a audiência que te conhece mais do que você imagina, e ainda não alcançará resultados satisfatórios para marcas.
Quando buscamos empresas que temos uma afinidade real, a gente acaba transparecendo isso durante a divulgação, gerando mais resultados, e fica bem mais fácil ter uma parceria bem sucedida.
10) Faça uma proposta assertiva
Para conseguir parcerias com marcas, o influenciador digital precisa entender o que a marca está buscando naquele momento.
É preciso buscar informações sobre o produto, a empresa, e analisar como você e sua audiência podem auxiliar a marca a alcançar seus objetivos.
Com esse entendimento fica mais fácil montar uma proposta mais assertiva, que chame a atenção da empresa.
Caso tenha interesse, temos um curso que te ajuda a fechar parcerias de sucesso com marcas =)
O que achou das dicas? Gostaria de acrescentar mais alguma?
Leia também:
O que é mídia kit e como fazer?
O que as marcas buscam nos influenciadores digitais