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Mídia kit: o que é e como fazer

Mídia kit: o que é e como fazer
Elaine Villatoro
mai. 18 - 7 min de leitura
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Você que é um influenciador digital ou blogueiro já deve ter ouvido falar nele... Mas afinal o que é um mídia kit? Por que devo ter um? Como fazer um mídia kit?

É tudo isso e mais um pouco que responderemos neste artigo =)

 

O que é mídia kit?

Mídia kit é um documento muito utilizado quando se busca parcerias para redes sociais, sites e projetos por exemplo. 

Eu costumo chamá-lo de "currículo do criador de conteúdo". Pois é através dele, que as marcas podem conhecer de maneira prática e visual o projeto do criador de conteúdo, sua audiência, serviço que presta, resultados que já atingiu, etc.

As informações presentes em um mídia kit auxiliam as marcas a avaliarem se aquele projeto tem a ver com os objetivos que ela busca, que em geral são: alcance, consideração ou conversão. Falamos sobre isso neste artigo sobre marketing de influência.

Ah, vale mencionar que o mídia kit é útil para criadores de conteúdo de diversas mídias e redes sociais, como Instagram, Youtube, Facebook, Tik Tok, blog, etc.

 

Por que devo ter um mídia kit?

Ter um mídia kit é uma das primeiras coisas que um criador de conteúdo precisa fazer antes de buscar parcerias no Instagram ou em qualquer outra mídia social.

Esse documento mostra profissionalismo por parte do creator e além disso, ao montar um mídia kit é preciso entender com mais profundidade seu próprio negócio, projeto, propósito, audiência, e como ele pode ajudar possíveis parceiros.

Lembre-se de que seu projeto é seu negócio, e a melhor maneira de vender um projeto, é acreditando nele e tendo clareza sobre o valor que ele oferece.

 

Como fazer um mídia kit?

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a criar um mídia kit, descrevemos algumas delas abaixo:

  • Canva (Sou super fã da versão Pro)
  • Power Point
  • Google Apresentações
  • Visme

O Canva possui alguns templates de mídia kit prontos, mas eu particularmente não sou fã. Prefiro criar materiais originais no PowerPoint ou no próprio Canva, tanto para meus clientes quanto para mim.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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Além disso, existem alguns sites de plataformas de marketing de influência que criam um mídia kit pra você. Entre todos os que já vi, o que mais gostei foi o da Squid.

Mas ainda assim recomendo que você tenha o seu, assim você pode customizá-lo da sua maneira. Nas plataformas você fica limitado ao template deles, e nessa você perde a oportunidade de valorizar alguns de seus diferenciais.

 

Importante: Capriche na identidade visual

Se você é criador de conteúdo e seu mídia kit não tiver um senso estético, você passará a impressão de que seu conteúdo também não terá.

Capriche na hora de escolher o layout, crie uma identidade visual ao trazer cores do seu logotipo por exemplo, e insira apenas imagens de alta qualidade.

 

O que colocar no mídia kit?

 

Introdução

Inclua no mídia kit uma introdução sobre você e seu projeto.

Esse é um momento de se conectar com quem está visualizando seu material através de seus valores, objetivos e visões. Traga sua autenticidade, propósito e diferencial nessa parte.

Dica: Muita gente acaba colocando blocos de textos na introdução, e isso a torna algo chato de se ler. Seja criativo e busque a ajuda de conteúdo visual para passar a mensagem que deseja, sem ser maçante com palavras.

 

Audiência

Aqui espera-se que você compartilhe os dados da sua audiência, como:

  • Quantidade de seguidores/leitores/inscritos
  • Média de visualizações, alcance, interações, engajamento por publicação
  • Perfil da audiência: gênero, idade, localização
  • Tempo de leitura por artigo, usuários únicos (blogs)
  • Entre outros...

o que é mídia kit

Capriche nos gráficos, assim a leitura fica mais leve, e mencione a data e fonte dos dados para gerar mais credibilidade.

Mostre que você conhece muito bem sua audiência, e além de dados, mostre a análise de sentimento dela.

Para isso, vale colocar prints da qualidade dos comentários que você recebe nas postagens e mensagens que seus seguidores enviaram que comprovem como você agrega valor para eles, por exemplo.

Dica: Confira este artigo sobre métricas do Instagram.

 

Reconhecimento na mídia, prêmios, etc

Caso você tenha aparecido na mídia, tenha recebido algum prêmio, ou algo do tipo, mencione no seu mídia kit.

Isso ajuda a comprovar que você é uma autoridade no mercado ou em um tema em específico.

 

Cases de Sucesso

Nós seres humanos temos uma tendência a evitar sermos os primeiros a testarmos algo.

E no caso de uma marca, que precisa investir dinheiro em seu projeto, não é diferente.

Uma maneira de comprovar a credibilidade de seu trabalho é mostrar que você já tem alcançado excelentes resultados para outros parceiros.

Lembre-se que ninguém faz nada de graça, quando a marca contrata um criador de conteúdo, ela espera um resultado, seja ele de alcance de uma mensagem, consideração de uma compra ou até mesmo a conversão (venda) de um produto através do seu conteúdo.

 

Proposta

Deixe claro quais os tipos de serviços que você pode prestar para a marca. Alguns serviços que você pode oferecer são:

  • Banner de divulgação no site
  • Publicações no Instagram, Facebook, Youtube, blog, etc
  • Fotografia e vídeos para as páginas do parceiro
  • entre outras...

Algumas pessoas vão além do tradicional, e oferecem serviços de consultoria para redes sociais, por exemplo.

Obs: Colocar valores dentro do mídia kit é opcional, eu particularmente prefiro não colocar. Acabo optando por incluir essa informação no corpo do e-mail ou criar uma proposta comercial em um arquivo separado.

 

Contato

Ao final do documento não esqueça de colocar seus dados para contato, como: telefone, email, e endereço para as redes sociais.

 

Finalização

  • Lembre-se de revisar o material para que não tenha erros gramaticais.
  • Salve o documento como pdf para que ninguém consiga alterar seus dados.
  • Faça o upload do pdf na nuvem, como no Google Drive por exemplo, e compartilhe o link ao invés do arquivo em si. Dessa maneira seu e-mail não voltará por falta de espaço na caixa do destinatário.

 


 

Espero que esse artigo te ajude a criar seu mídia kit, ou aperfeiçoar o que você já tem.

Caso tenha interesse, vale conferir nosso curso Parcerias de Sucesso, que tem ajudado dezenas de criadores de conteúdo a fecharem parcerias com marcas e conquistarem ótimos resultados.

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Leia também:

10 dicas de como conseguir parcerias no Instagram e outras mídias sociais

O que as marcas buscam nos influenciadores digitais

7 dicas (além do óbvio) para você crescer como criador de conteúdo digital

 


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