Viva de Conteúdo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Propósito: Qual é o seu?

Propósito: Qual é o seu?
Elaine Villatoro
mai. 15 - 5 min de leitura
000

A gente não vê a hora de alcançar nossos objetivos e de sermos bem sucedidos, mas com frequência nos perdemos na correria do dia-a-dia e quando nos damos conta não lembramos mais o por que fazemos o que fazemos, mais conhecido como propósito.

 

O que é propósito?

Propósito é um objetivo a ser alcançado, é a razão maior pela qual se vive uma vida, se cria um projeto, um negócio.

Geralmente o propósito visa não só o bem para o indivíduo, mas também para a sociedade.

 

A importância do propósito para criadores de conteúdo

 

Realização pessoal

Muita gente acredita que ter um propósito é necessário apenas para empresas, mas estudos apontam que o indivíduo que possui um propósito de vida é mais feliz e saudável.

Considerando que somos indivíduos e que criamos um negócio através do conteúdo e mensagem que passamos para a audiência, nada melhor do que termos nosso propósito de vida alinhados com o do nosso negócio.

Dessa maneira temos mais chance de realizarmos esse desejo e claro, mostraremos coerência entre tudo o que falamos e fazemos.

 

Conexão fortalecida

Como criadores de conteúdo, ter um projeto com um propósito bem definido nos ajuda a conectar tanto com a nossa audiência quanto com marcas.

Afinal, como bons seres humanos, costumamos nos conectar com as pessoas que tem uma linha de pensamento e objetivos similares aos nossos.

No fim do ano passado eu apresentei um projeto para uma grande empresa, e a gerente de redes sociais da marca me perguntou se esse projeto tinha a ver com o meu propósito.

Notei que sua preocupação era entender se eu estava tão envolvida com o propósito da marca que talvez estivesse esquecendo do meu próprio propósito. Confesso que me apaixonei ainda mais pela marca quando ela me fez essa pergunta rs.

Comento isso só pra dar um exemplo para vocês, de como ter clareza sobre seus objetivos é muito importante para escolher os parceiros. E que as marcas buscam criadores de conteúdo com propósitos que estão alinhados com os delas.

 

Clareza no caminho

Um erro comum de empreendedores, é optar por algum caminho que seja mais fácil de levantar dinheiro durante um período de dificuldade financeira, mas que o desvie de seu propósito inicial. E nem sempre é simples contornar essa situação no futuro.

Ter a clareza sobre nossos objetivos e propósito, nos ajuda a tomar as melhores decisões no momento presente.

 

Força para enfrentar desafios

E assim como a vida em si, quando empreendemos passamos por altos e baixos, e o que nos dá força pra seguir em frente, aconteça o que acontecer, é o propósito.

Os resultados de um trabalho que envolve a criação de conteúdo, atração e engajamento de uma audiência não acontecem do dia para a noite. Sem clareza do propósito de um projeto, vemos muitas pessoas desistirem no caminho.

Neste momento em que enfrentamos uma pandemia, fica mais claro como o ele é fundamental. Esta reportagem da Época Negócios por exemplo, menciona como grandes empresas estão focando no propósito para lidar com a situação.

No caso da Nissan, segundo a CMO Allyson Witherspoon, eles deixaram de vender carros da noite para o dia, mas estava tudo bem porque as pessoas são o propósito da empresa. Com isso, eles começaram a fabricar respiradores para hospitais.

 

Quando eu descobri o real valor do propósito 

propósito

O Live More, Travel More nasceu em 2014, quando eu ainda trabalhava no mundo corporativo, e mesmo sendo um hobby eu resolvi dar um propósito para ele. O de incentivar as pessoas a valorizarem mais as experiências de vida através de viagem.

O que eu não podia imaginar é que o próprio propósito que eu criei pra ele, chegou a me inspirar anos depois quando eu estava infeliz num trabalho “bem sucedido”, mas que me tirava a saúde pra fazer o que mais amo, viajar.

Foi ele que me fez me dar conta de que eu estava indo contra meus valores e planos de vida, foi ele que me deu forças para reescrever meu destino.

Alguns duvidam do poder do propósito... eu posso dizer que eu renasci por conta dele, e que ele me ajuda a chegar cada vez mais perto dos meus sonhos.

Já parou pra pensar no seu propósito?

 


Leia também:

Como criar conteúdo durante a pandemia

Polêmicas, Linchamento Virtual e Cultura do Cancelamento

Mudar de público no Instagram: uma tarefa nada fácil


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você