Muitos criadores de conteúdo estão com dificuldade em escolher assuntos para falar durante o isolamento social que vivemos por conta da pandemia.
Eu mesma passei por essa dificuldade no perfil do Live More, Travel More. No meio de março eu e minha família ficamos doentes, notei que eu estava sem cabeça para criar posts para o Instagram.
Estamos passando por um momento bem diferente de tudo o que vivemos, e a dificuldade começa independente do tipo de profissão que tenhamos. Toda a população mundial foi afetada, pois diferente de nós humanos, o vírus chamado COVID-19 não discrimina ninguém.
Tem gente que perdeu emprego, tem gente que tem medo de perdê-lo, tem gente doente, tem gente que perdeu alguém que ama, tem gente que não tem onde lavar as mãos, tem gente com problemas financeiros, entre tantos outros. E um momento como esse requer muita empatia e sensibilidade dentro dos conteúdos que criamos.
A sociedade não está disposta a ver mensagens que contradizem as recomendações para prevenção do COVID-19, que incentivem um consumo desnecessário, ou discursos hipócritas de que "estamos todos no mesmo barco" quando há uma grande desigualdade social.
Com isso tudo, além de rolar aquele bloqueio criativo que muitos de nós criadores de conteúdo estamos vivendo, ainda tem aquele medo de sermos julgados de maneira negativa na Internet.
Falar de viagem por exemplo, tem sido um desafio, já que dependendo da forma que a mensagem for colocada, as pessoas podem entender que o criador de conteúdo esteja influenciando seus seguidores a viajarem durante a pandemia.
Ser criador de conteúdo exige responsabilidade no que se fala, no que se recomenda, exige ética e empatia. E isso tem ficado ainda mais evidente neste período.
Com toda essa situação, há 2 semanas atrás resolvi marcar um bate-papo com alguns criadores de conteúdo pelo zoom e conversamos um pouco sobre as dificuldades que estamos passando e sobre oportunidades que essa situação traz.
Entre as dificuldades, notamos que nossa cobrança interna é maior do que a externa.
Parece que quando a gente se pressiona pra criar conteúdo, em manter uma frequência de postagens e alto engajamento da comunidade, mais nos frustramos. A ideia não vem, não se posta nada e bate aquela sensação de improdutividade.
Quem mais tem sentido isso?
O nosso encontro rendeu várias reflexões e algumas ideias de como lidar com tudo isso. Resolvi compartilhar aqui com vocês:
A palavra-chave para todo mundo é ADAPTAÇÃO
Os influenciadores digitais que mais estão se destacando nesse momento são os que estão se adaptando a esse novo contexto, onde precisamos ficar em casa (sempre que possível).
Entre os assuntos que tem se destacado e tem tido boa aceitação pelos seguidores em geral estão:
- Receitas e dicas do lar: Nunca se cozinhou tanto em casa e como diz um meme do @sincerooficial "Nunca se lavou tanta louça" rs.
- Exercícios físicos em casa: Precisamos cuidar da saúde e não podemos ir na academia.
- Autoconhecimento: Livros, meditações, etc tem tido um certo destaque também.
- Arte: Dicas de fotografias, artesanatos feitos a mão, entre outros.
- Plantas: As pessoas querem e precisam ter natureza por perto, muita gente tem se destacado ao mostrar como plantar temperos para cozinha, cactos, etc.
- Cinema: Recomendações de filmes tem sido muito apreciadas nesse época.
Tudo pode virar conteúdo, a Mary Teles do Vida Mochileira por exemplo comentou sobre o sucesso que fez uns stories dela compartilhando o fato de ter pintado suas unhas durante a quarentena.
Vale mencionar também que nesta fase é preciso ter empatia em todo e qualquer conteúdo produzido.
Antes de postar, pense em como diferentes tipos de pessoas em situações diversas podem se sentir ao consumir seu conteúdo.
Notamos também que as pessoas precisam e buscam positividade, vale compartilhar conteúdos que transmitam sentimentos bons como humanismo, gratidão, solidariedade, saudade.
Onde há dificuldade existe oportunidade
Durante nosso papo percebemos que este é um bom momento para:
Replanejar o negócio: Geralmente começamos a criar conteúdo por hobby e quando vemos ele virou um negócio. Esse é um bom momento para avaliar seus resultados, definir/redefinir metas, e de repente até fazer uma análise SWOT do seu negócio para identificar melhor quais as fraquezas e oportunidades desse momento.
Tirar projetos antigos do papel: Geralmente temos muitas ideias guardadas, que dificilmente conseguimos implementar por falta de tempo. Com o cancelamento/adiamento de alguns projetos por conta da pandemia, que tal dar vida àquele projeto antigo?
Fazer aquela transição de posicionamento que você queria: Muita gente quer fazer uma transição entre assuntos abordados no canal, quer mudar o posicionamento e não sabe qual a melhor hora pra começar. Será que a hora não é agora?!
Trazer as pessoas pra perto porque elas se identificam com suas dificuldades: Em relação a criação de conteúdo em si, essa também é uma boa oportunidade para se mostrar como um ser humano, vulnerável assim como todos, e reter e atrair cada vez mais as pessoas que se identificam com você. Além de cultivar e fortalecer os laços com a audiência já existente.
Dicas para cuidar do seu bem-estar
Separei aqui algumas dicas que podem te ajudar a lidar com esse momento:
Cuide de você em primeiro lugar
Lembre-se que não há nada que pague nossa saúde física e mental.
Busque manter uma alimentação saudável, praticar algum exercício físico, meditar, fazer uma terapia online... tudo aquilo que te faz bem.
Tente não se cobrar tanto, e se sentir que precisa dar um tempo das mídias sociais, dê! Claro que essa decisão tem consequências, como tudo em nossa vida. Mas o ponto aqui é que saúde vem em primeiro lugar.
Cuide da sua autoestima
Ainda tem muitos criadores de conteúdo que só se consideram bons quando seus números estão altos.
No caso de blogueiros de vários nichos, houve uma grande perda de acessos por exemplo, e isso não significa que a qualidade do trabalho caiu, pode ser que aquele tema foi realmente muito afetado pela pandemia e as pessoas estão definindo outras prioridades pra esse momento.
Eu super recomendo esse Ted Talks onde o Sean Stephenson diz "You are not your conditions" que significa "Você não é suas condições" mas prefiro traduzir como "Suas condições não te definem". Não temos o controle sobre uma pandemia.
Aceite a situação e busque soluções
A situação não está fácil, imagino que muitos de vocês assim como eu estejam perdendo parte da renda com essa pandemia que não foi nada planejada. Mas negar que isso esteja acontecendo não ajuda a sairmos do lugar. Aceite o fato e foque na busca por soluções, oportunidades, e outras fontes de renda.
Recomendo super o artigo que fizemos recentemente com 12 ideais de como um criador de conteúdo pode monetizar.
Parta para a ação
Se lamentar e praticar o vitimismo também não nos ajudam a sair do lugar.
Assim que possível pegue um projeto, um estudo, alguma coisa para fazer.
Recorra a algumas técnicas de produtividade
Para algumas pessoas, vale organizar uma agenda com as tarefas do dia e recorrer a alguma técnica de produtividade como Pomodoro, por exemplo.
Adapte-se a instabilidade de humor
Muitos estão vivendo entre altos e baixos nesse período, temos dias muito bons e outros nem tanto.
Que tal aproveitar seus dias mais inspirados para produzir mais conteúdos e deixá-los agendados? E nos outros dias tentar fazer as atividades mais "operacionais" digamos assim, que requerem mais um esforço racional e de execução do que criativo e de inspiração?
Limite seu tempo nas redes sociais
Parece até contraditório falar isso para um criador de conteúdo / influenciador digital né? Mas o uso em excesso de celular deixa as pessoas mais ansiosas, e pessoas ansiosas não costumam criar muito não.
Separe determinados horários para usar esses eletrônicos e navegar pelas redes sociais. Isso não só nessa época, mas é uma dica pra vida mesmo.
Outra coisa, como diz o Camilo Coutinho "Passe mais tempo criando conteúdo do que consumindo conteúdo".
Já reparou que muita gente nessa época está assistindo tantas lives e fazendo tantos cursos gratuitos e por isso não conseguem produzir?
Se agarre no seu propósito
E sempre, lembre-se que é preciso ter um propósito claro para os projetos.
O motivo pelo qual você começou a abrir um canal, criar um blog e etc, precisa ser relevante o suficiente pra você, pois ele é que vai te manter motivado mesmo em tempos difíceis.
Como você tem se sentido nessa época? Também tem sofrido com tantas mudanças?
Tem algum dica adicional para outros criadores de conteúdo? Coloca aqui nos comentários =)
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