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Como sinalizar publicidade de acordo com o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do CONAR

Como sinalizar publicidade de acordo com o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do CONAR
Elaine Villatoro
mar. 26 - 7 min de leitura
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Com o crescimento do mercado de criação de conteúdo nas redes sociais a profissão creator / influencer vem ganhando cada vez mais espaço e com isso, regulamentações são necessárias para que haja um comportamento justo para todos os envolvidos. Afim de trazer mais clareza para os influenciadores digitais, agências e marcas de como devem proceder para garantir que as divulgações sejam realizadas de forma transparente para a audiência, o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) criou o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais, que de forma simples esclarece o que é publicidade, mostra como sinalizar publicidade corretamente, seja no Instagram, Youtube, ou a rede social que for, informa se permuta e recebido precisam ser sinalizados, e muito mais! Vamos lá?

 

O que é publicidade?

Publicidade ou anúncio é uma mensagem que, a partir da contratação por uma marca de uma publicação em determinada mídia, visa gerar na audiência o desejo de consumo ou interesse por um produto, serviço e até mesmo uma causa.

De acordo com o CONAR, existem três elementos cumulativos que caracterizam uma publicidade:

  1. divulgação de qualquer produto, serviço, causa ou qualquer outra coisa que esteja associada a uma marca;
  2. relação comercial existente entre as duas partes, mesmo que essa relação não seja necessariamente financeira, ou seja, mesmo que seja um acordo por permuta;
  3. Controle editorial da empresa/agência/marca sobre o conteúdo publicado pelo influenciador.

 

Por que influenciadores digitais devem sinalizar uma publicidade?

Segundo o CONAR, sempre que uma publicação se caracterizar como publicidade, seguindo os três elementos mencionados anteriormente, ela deverá ser sinalizada, seja no Instagram, ou em qualquer outra rede social.

Seguir as regras para identificar uma publicidade é muito importante não só por lealdade à sua comunidade e por uma questão de ética, mas também porque não segui-las pode gerar grandes prejuízos para o criador de conteúdo. Problemas não apenas com o CONAR, mas com o Código de Defesa do Consumidor, o PROCON e até com o Ministério Público.

Só pra gente ter uma ideia de como as entidades têm ficado cada vez mais atentas, nos últimos três anos, os influenciadores têm tido mais condenações que as próprias marcas. Fique de olho na internet nos casos de “publicidade velada”, para encontrar exemplos de influenciadores que já foram punidos.

 

Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais 

Por um bom tempo as regras de publicidade em redes sociais não estavam muito claras por se tratar de um cenário ainda recente. Mas, em Dezembro de 2020 o CONAR lançou um material para facilitar a vida de todos os envolvidos, o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais.

Para a criação do guia foram consideradas as regras já existentes no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária que vem sendo aplicado há mais tempo em outras mídias, além de diversas regulamentações implementadas em outros países. Ao seguir suas orientações, conseguimos garantir que toda publicidade realizada nas redes sociais sejam feitas de forma responsável, transparente e ética.

 

Como sinalizar uma publicidade de acordo com o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais

Segundo o guia, tudo o que for possível para apresentar o máximo de transparência e deixar claro para o público que uma publicação se trata de um anúncio publicitário, deve ser feito. A identificação de publicidade pode estar tanto na própria peça quanto nas legendas.

O uso de hashtags é recomendado pois oferece mais destaque para a informação, mas vale lembrar que ela precisa estar exposta de maneira clara, então não adianta deixar essa informação pequenininha num canto ou com uma cor que quase não dê para enxergar.

Veja abaixo quais hashtags são recomendadas e quais não são:

Note que hashtags com as expressões “#parceiro”, “#marca XYZ” e “#colaboração” não servem para indicar publicidade. Além disso, apenas adicionar hashtags como #Ad e #Advertisement não é o suficiente por se tratarem de abreviações e termos em inglês.

Caso a rede ou mídia social tenha alguma ferramenta própria de identificação de publicidade, como é o caso do Instagram, também vale utilizá-la. Repare que, logo abaixo do nome do perfil na publicação é possível marcar o post como parceria paga, mas para isso, a marca parceira precisa autorizar essa marcação antes da postagem.

Ah, e não se esqueça que a publicidade também deve estar sinalizada nos stories, IGTV, Reels, LIVE... seja o formato e rede social que for!

Parceria paga no Instagram

Sim, transmissões ao-vivo como LIVE no Instagram ou Youtube também precisam estar sinalizadas! Conforme o Guia de Publicidade do CONAR nestes casos

"a identificação publicitária deverá ser feita em texto e/ou áudio periodicamente repetido, de forma que fique suficientemente claro à audiência integral ou esporádica que existe conexão relevante entre o Influenciador, o Anunciante e a Agência".

 

Como sinalizar um recebido

As postagens de retribuição ou agradecimento pelos produtos/benefícios recebidos pelo influenciador não são consideradas anúncios, segundo o guia do CONAR, por não possuírem natureza comercial. Até porque, o criador de conteúdo não é obrigado a mostrar os recebidos.

Entretanto, caso opte por divulgá-lo, é importante seguir a regra da transparência e, ao menos mencionar a relação que gerou a referência àquela marca. Veja abaixo como isso pode ser feito:

 

O que acontece se eu não sinalizar uma publi?

A punição pode ser leve, como uma ordem de retirada do conteúdo do ar, mas também pode ser bem mais pesada, com processos, multas, bloqueio de perfis e até mesmo denúncias no Ministério Público.

 

O que devo fazer se a marca pedir para eu não sinalizar a publi?

CORRA! Isso mesmo, quando uma marca te pedir para não sinalizar uma publicidade nossa recomendação é que você não aceite o trabalho e deixe bem claro o motivo. Ao fazer uma publi, nós influenciadores, passamos parte da credibilidade que construímos ao longo do tempo para a marca, e se ela demonstra o desrespeito em relação às regras deste mercado, isso é um grande sinal de que você pode estar caindo numa cilada, pois ela pode a qualquer momento agir com desrespeito à você e aos seus seguidores. 

Além do impacto negativo que isso pode trazer em relação a credibilidade com público, saiba que tanto o influenciador quanto a marca podem ser punidos por não seguirem as regras.

 

Este post te ajudou a entender melhor quais são as regras? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui =)

 

bjs

 

Elaine Villatoro

 


 

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