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Sorteio no Instagram: Como funciona? Vale a Pena?

Sorteio no Instagram: Como funciona? Vale a Pena?
Elaine Villatoro
out. 31 - 8 min de leitura
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Nós, criadores de conteúdo, estamos sempre em busca de ferramentas para melhorar o engajamento do nosso perfil e ganhar visibilidade nas redes. Uma estratégia bastante utilizada é o sorteio no Instagram: “siga esses perfis, marque seus amigos e concorra!”. Quem nunca foi marcado em uma postagem desse tipo?

Crescer no Instagram está no planejamento de quase todos os criadores de conteúdo digital, afinal, é uma das redes sociais mais usadas no Brasil, com quase 70 milhões de usuários no país. É o espaço propício para construir e estreitar a relação com o público e o sorteio nessa rede pode ser uma boa estratégia de marketing para isso.

Mas como fazer um sorteio no Instagram? Será que vale a pena? É sobre isso que falaremos neste artigo.

 

O que são os sorteios no Instagram?

Mulher segurando placa de sorteio no Instagram

Os sorteios são ações promocionais bem pontuais de efeito relativamente rápido, já que as pessoas interagem com a sua publicação em troca de algum benefício que está sendo oferecido, que pode ser um produto, serviço, descontos, brindes, entre outras coisas. A ação pode ser um grande sucesso, mas para usufruir desse resultado positivo é preciso cuidado, atenção e planejamento.

 

Vale a pena fazer sorteio no Instagram?

A resposta é DEPENDE! Isso vai variar de acordo com a maneira que o sorteio está sendo organizado e conduzido.

Os sorteios podem dar visibilidade ao seu perfil e aumentar o engajamento, até pela forma mais comum de realizá-los, pedindo que os interessados curtam a publicação, sigam o perfil e marquem outras pessoas nos comentários. Tudo isso diz ao algoritmo do Instagram que aquele post é relevante de alguma forma.

Se bem feito, o sorteio também pode aproximar você dos seus seguidores e melhorar o relacionamento com o seu público, afinal, quem não gosta de receber mimos, presentes e brindes? Mas claro, o prêmio precisa ser atrativo e despertar o interesse das pessoas para o seu trabalho, ou seja, precisa estar relacionado ao seu conteúdo.

Por outro lado, é comum vermos influenciadores digitais fazendo sorteios de produtos de alto valor ou até mesmo de prêmios em dinheiro que não estão regulamentados, e que infringem as normas da plataforma, correndo assim o risco de terem suas contas penalizadas.

Outro erro comum, é participar de sorteios com outros perfis que tenham um público bem diferente do seu com o objetivo de ganhar mais seguidores. Embora consiga aumentar esses números em curto prazo, o creator sofre grande queda na taxa de engajamento em postagens futuras, já que os novos integrantes a comunidade não estão interessados em seu conteúdo. E isso é péssimo quando se busca construir credibilidade com as marcas, que cada vez mais valorizam o engajamento do creator ao invés da quantidade de seguidores.

Também é importante tratar o sorteio como uma atividade exclusiva e especial, portanto, não é uma ação para ser realizada dia sim, dia não. Aproveite datas comemorativas que tenham a ver com o seu nicho e com você.  

 

Como fazer sorteio no Instagram?

Mulher com placa de giveaway e arte com a frase "Sorteio no Instagram"

Existem passos importantes para seguir na hora de realizar um sorteio, aqui estão eles:

  1. Defina qual o seu objetivo com essa ação
  2. Escolha o prêmio
  3. Entenda os regulamentos do governo e da rede social (falamos mais sobre isso abaixo)
  4. Estipule as regras: quais os critérios para concorrer, quais ações o seguidor precisa realizar (seguir, curtir, seguir, comentar, marcas), data de início e término de participação, data/hora e app de sorteio
  5. Defina a imagem oficial
  6. Prepare a legenda: A descrição do sorteio precisa ser clara em relação aos critérios, regulamentos e como o sorteio vai funcionar. Quanto mais detalhada e clara, mais você evita dor de cabeça no futuro.
  7. Divulgue: Não esqueça de pensar na estratégia de divulgação, isso também faz toda a diferença para que seu sorteio seja bem sucedido.

 

Regulamentação

Oficialmente, sorteios de qualquer tipo precisam ser autorizados pelo governo federal e, de acordo com a lei, somente pessoas jurídicas podem realizá-los. Há quem se arrisque e faça ações do tipo nas redes sem seguir muito os protocolos, mas é bom ter em mente que, nesse caso, corre-se o risco de ganhar algumas dores de cabeça no futuro.

O Insta coloca algumas diretrizes para a realização de ações promocionais, como sorteios e concursos, entre elas a sua total responsabilidade para que a operação aconteça de forma lícita. Por isso, antes de tudo, deixe claras as regras para os usuários da rede, elas devem ser facilmente acessadas e consultadas; defina os termos e requisitos da atividade, como restrição de idade e localidade, por exemplo; e informe que o sorteio não está de maneira alguma associado ao Instagram.

Qualquer sorteio com fins comerciais precisa ter uma autorização prévia do governo federal. Essas iniciativas, desde 2018, são fiscalizadas pela Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda (Sefel/MF). Saber disso é essencial para não correr o risco de receber alguma punição por não proceder da maneira correta.

A legislação que regulamenta esse tipo de promoção é a Lei nº5.768, de 1971. Pois é, na época que ela foi criada, nem internet existia, o contexto de distribuição de prêmios era completamente diferente, mas infelizmente, é a lei vigente até hoje para controlar esse tipo de atividade no Brasil, mesmo nas redes sociais.

Para seguir as regras legais é preciso solicitar uma autorização através do Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC), no site da Sefel/MF , pagar uma taxa que varia de acordo com o prêmio oferecido, e acompanhar o seu pedido para emitir o certificado de autorização. Segundo o site da Sefel, o prazo para protocolar o pedido é de 40 a 120 dias antes do lançamento do sorteio ou outra atividade promocional do tipo. Após a realização do sorteio é necessário prestar contas ao órgão fiscalizador.

 

Quais apps e sites utilizar para realizar um sorteio no Instagram?

Como os sorteios no Instagram são bastante populares, já existem muitas opções de sites e aplicativos e sites para auxiliar e facilitar a execução da atividade. Grande parte deles permite inclusive que você filme todo o processo para depois compartilhar nos Stories ou até realizar o sorteio ao vivo, gerando assim mais transparência para o público.

Separamos pra você algumas das ferramentas gratuitas mais utilizadas para sorteios no Instagram. Confira:

 

1.  Sorteiogram

É talvez a opção mais simples e fácil de utilizar. No Sorteiogram você insere a url (o endereço/link) da publicação do sorteio para análise e a plataforma lista e enumera todos os comentários para que você possa sortear um número.

 

2.  AppTus

O AppTus também é bem simples de usar e permite que você escolha o número de vencedores, ou seja, quantas pessoas serão sorteadas, e se deseja que a mesma pessoa possa ser sorteada mais de uma vez.

 

3.  Sorteador

No Sorteador você pode estipular um número para cada concorrente ou sortear por nomes mesmo. Também é possível utilizá-lo para sorteios em outras plataformas além do Instagram, como Facebook, Twitter e qualquer outra rede social.  

 

Existem outros sites/aplicativos pagos para assessorar em atividades como essa, entre eles o Wishpond, Heyo e Shortstack, todos com período de teste grátis.

pinterest pin sorteio no Ig

Você já participou ou organizou algum sorteio no Instagram? Como foi sua experiência?

Tem mais alguma dica ou informação importante sobre o tema? Comente aqui =)

 


 

 


 

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