Viva de Conteúdo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Onde encontrar as melhores letras e fontes para Instagram

Onde encontrar as melhores letras e fontes para Instagram
Elaine Villatoro
jul. 16 - 6 min de leitura
000

Você já deve ter reparado que, cada vez mais, os criadores de conteúdo e influenciadores digitais têm usado tipos diferentes tipos de letra e fontes, nas legendas de suas publicações no Instagram e até em outras partes da plataforma que permitem texto, como a bio do perfil.

Com exceção dos Stories e do Reels, o próprio Instagram não apresenta alternativas para a fonte padrão, mas existem ferramentas externas que podem fazer isso para você. Fica com a gente para descobrir como fazer!

Por que usar fontes estilizadas no Instagram?

O Instagram ainda se mantém firme como uma das principais redes sociais para quem trabalha com criação de conteúdo para internet, mas como se destacar? Existem inúmeras dicas e técnicas para crescer na plataforma, mas talvez uma das mais importantes delas seja produzir conteúdos de qualidade e carregados de identidade, e o primeiro contato das pessoas com o seu produto é visual.

Como é de se esperar, a tipografia padrão do Instagram, da mesma forma que acontece em outras redes sociais, foi escolhida para se enquadrar no design da plataforma, seguindo uma uniformidade para a navegação mais confortável de seus usuários.

É evidente que não estamos aqui defendendo que cada um use uma fonte, trocando em cada publicação... Imagina, ficaria até difícil de acompanhar, mas ter parcimônia para utilizar fontes estilizadas (Unicodes) e agregar valor à sua identidade visual, sem exageros, pode ser uma opção interessante.

Não é para sempre usar fontes estilizadas, mas você pode usar esse recurso para destacar alguma parte que julgue importante no texto das suas legendas, ou para chamar à atenção para a biografia (bio) do seu perfil. A fonte estilizada, além de tudo, desperta a curiosidade das pessoas para descobrir como você fez aquilo.

Quais sites utilizar?

Atualmente existem muitas ferramentas que oferecem o serviço de alterar a fonte do texto que você pretende publicar no seu perfil no Instagram, tanto gratuitas quanto pagas. Vamos priorizar aqui algumas opções gratuitas, ok?

 

1. IGFonts.io

Fancy Letters - site para mudar fontes do Instagram

Essa plataforma tem uma interface extremamente simples, você digita o texto na caixa e ele reproduz o seu texto em inúmeras opções de fontes para Instagram logo abaixo, então é só escolher a que mais gostar, copiar e colar lá no Insta.

Um problema é o fato de não aparecer o nome das fontes, o que torna bem difícil usar uma mesma fonte repetidas vezes. Por outro lado, o IGFonts oferece a opção de criar uma fonte nova.

Clicando no botão “design your own font”, que aparece no canto superior direito da página, você tem acesso à uma espécie de estúdio que permite a escolha de um caractere ou símbolo para cada letra do alfabeto.

 

2. LingoJam / Fancy Letters

Também com uma interface super simples, o “Fancy Letters”, antigo “Fonts for Instagram”, da plataforma LingoJam, especializada em traduções, é uma das ferramentas mais utilizadas para alterar as fontes do Instagram.

Você escreve na caixa da esquerda, as opções aparecem na caixa da direita, e então é só copiar e colar lá no seu perfil. Assim como o IGFonts, o Fancy Letters também oferece um estúdio de criação de uma fonte própria.

 

3. Instagram Fonts

Na mesma linha dos dois anteriores, com um layout bastante limpo, tem também o Instagram Fonts, naquele esquema de digitar ou colar o seu texto e escolher uma dentre as opções de fontes apresentadas, copiar e colar no seu Insta.

No Instagram Fonts, assim como nos outros dois, as opções aparecem sem nome.

A plataforma oferece também uma grande variedade de emojis.

 

4. Meta Tags | Font Generator

Nessa plataforma você também digita ou cola o seu texto em uma caixa e seleciona uma das opções de fontes que aparecem logo abaixo. A diferença é que no Meta Tags, em duas caixas à direita, ela oferece um preview – uma visualização prévia – de como ficará o seu texto com a nova fonte no layout do Instagram.

 

5. Cool Font

O Cool Font é uma página dentro de uma plataforma que funciona como uma biblioteca de caracteres, símbolos, elementos decorativos, entre outros. A diferença, na hora de escolher uma nova fonte para seus textos no Instagram, é que ele apresenta nomes para suas opções de letras, facilitando a escolha de uma fonte a ser incorporada na sua identidade visual.

Além disso, você também pode decorar o seu texto com as sugestões apresentadas pela ferramenta através de um botão próprio de decoração.

 

6. IG Fonts Top

Essa plataforma também segue o esquema tradicional de colar seu texto e escolher entre as opções de fonte para Instagram apresentadas, mas com a diferença que ela faz algumas classificações sugestivas, como para Natal e Ano Novo, ou temáticas, como “amor”, fontes decoradas, aniversário e mais. O banco de fontes da plataforma é constantemente atualizado e as fontes recém-adicionadas ficam em uma categoria separada também.

 

7. Fontget

Fontes para bio do Instagram

O Fontget é um site bem legal não apenas para fontes estilizadas, mas para o download de fontes gratuitas de forma geral.

A parte dedicada a estilizar o seu texto do Instagram é bem similar às outras plataformas, onde você digita o texto na caixa e ele aparece estilizado de muitas formas diferentes para você escolher.

Outra coisa interessante do Fontget é que ele oferece também a aba “text faces”, com aquelas montagens de rostos utilizando caracteres, prontas para você copiar e colar.

 

Conhece mais alguma ferramenta com fontes para Instagram que não foi citada aqui? Conte pra gente =)

 

Leia mais:

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você